
A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana intensificou as ações da campanha Novembro Azul. O objetivo é facilitar o acesso do público masculino a exames preventivos, especialmente aqueles relacionados ao tratamento do câncer de próstata e às doenças cardiovasculares.
O enfermeiro Sebastião Oliveira, diretor da rede própria de saúde do município, informou que a expectativa é que mil exames sejam realizados neste período de foco para prevenção de doenças que atingem especialmente os homens. O profissional alertou sobre a importância de se manter alerta ao câncer de próstata, segundo tipo de tumor que mais mata o público masculino.

“Qualquer homem pode procurar a unidade de saúde da família mais próxima da sua casa, não precisa se deslocar para o centro da cidade ou para um órgão específico. Ele vai receber um atendimento médico e ter o direcionamento dos exames que envolvem, inclusive, o próprio PSA, que é um exame específico do homem”, disse Sebastião.
O diretor explicou que a Secretaria de Saúde fez um planejamento estratégico para facilitar o acesso dos homens ao Serviço Único de Saúde (SUS) nas unidades de Feira de Santana. Todas as unidades de saúde da família devem funcionar normalmente neste período da campanha, das 7h às 16h. Algumas unidades funcionam até às 17h e as da Saúde na Hora funcionam até às 21h. Essas unidades estão habilitadas a direcionar os pacientes para a realização dos exames.
“Os exames estão caracterizados por áreas que se diferem de acordo com a especialidade médica. Mas, de uma forma geral, o hemograma, raio-x, o próprio PSA, indicadores químicos do fígado, da função renal, da função dos rins e o chamado perfil lipídico, que é muito importante também, que vai avaliar a saúde cardiovascular desses homens”, disse o diretor.
“Um destaque que a gente dá é que, apesar da campanha de Novembro Azul ser focada na prevenção do câncer de próstata, nós da Secretaria entendemos que a saúde deve ser atendida na sua integralidade. Então, o câncer de próstata é o que mais mata no homem depois do câncer de pele. Mas a população masculina morre principalmente por conta de acidentes, por conta de doenças cardiovasculares. E, por isso, a gente dá ênfase não só para o exame de próstata, mas também para os exames cardiológicos”, complementou.
A população pode acionar o 156, os telefones da Secretaria de Saúde e a ouvidoria para registrar dúvidas, elogios ou reclamações. O diretor aproveitou a oportunidade para reforçar que a participação dos usuários é fundamental para identificar falhas e melhorar o atendimento nos postos.
“A gente entende que o fator humano pode gerar variação. Por isso estamos capacitando as equipes para que consigam acolher melhor a população e gerar uma assistência mais humanizada”, concluiu.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.