Inscrições abertas

Samu realiza olimpíada para técnicos de enfermagem e condutores

Oficinas teórico-práticas serão realizadas no período de 31 de maio a 13 de junho para melhor preparar as equipes que vão participar de três provas.

Acorda Cidade

Com o intuito de confraternizar, atualizar e integrar os membros da equipe, possibilitando novas experiências no ambiente de trabalho e agregando novos conhecimentos à prática, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará promovendo a I Olimpíada do Samu, nos dias 16 e 17 de junho, no 1º Batalhão da Polícia Militar.

Técnicos de enfermagem e condutores que atuam no serviço podem se inscrever para participar da I Olimpíada até esta segunda-feira (30). Oficinas teórico-práticas serão realizadas no período de 31 de maio a 13 de junho para melhor preparar as equipes que vão participar de três provas – avaliação e triagem de vítimas através do método START (Simples Triagem Rápido Tratamento); Suporte Básico de Vida e Imobilização e Mobilização de Pacientes Politraumatizados.

As equipes vão participar, ainda, de uma prova adicional e independente sobre retirada de vítimas presas em ferragens com o uso do equipamento KED. A realização das provas será acompanhada pela Comissão Organizadora, que pontuará as equipes em cada prova realizada.  

De acordo com a coordenadora do Samu, Maiza Macedo, a iniciativa oferecerá a oportunidade das equipes trabalharem com várias simulações, que vão garantir que um melhor atendimento seja prestado à população. “A qualificação no atendimento é um processo contínuo do Samu. A I Olimpíada está incluída neste processo de constante melhoria”, destaca.

As três equipes melhores colocadas na olimpíada irão participar de um jantar e receberão as placas de 1º, 2º e 3º lugar. Os condutores finalistas terão direito a participar de cursos gratuitamente, como o de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), para orientá-los na abordagem às vítimas expostas a estes produtos e o curso de Condução de Veículos de Urgência e Emergência. As informações são da Secom