55 mil chamados

Samu: cai numero trotes em Feira de Santana

Os trotes representaram este ano aproximadamente 23% do total de chamados. Ano passado o índice foi de 28%.

Acorda Cidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Feira de Santana registrou 55.152 chamados durante o ano de 2011, sendo 30.847 orientações médicas por telefone e 12.308 trotes. O Samu realizou também 11.997 atendimentos nas áreas de urgência e emergência, prestando socorro às vítimas em diversas especialidades.
 
As cinco Unidades de Suporte Básico (USB) deixaram o estacionamento do órgão por 10.466 vezes, enquanto que a Unidade de Suporte Avançado (USA), que é a UTI móvel, por 1.531.A coordenadora do Samu, Maíza Macedo, lembra que em 2010 foram registrados 71.134 chamados e observa que a redução demonstra que a população está mais sensível e entende melhor quando se deve buscar o serviço.

“Hoje a população sabe distinguir em quais situações pode contar com o atendimento do Samu. Antigamente, acreditava-se que o serviço era destinado a transportar pacientes com simples ferimentos, como um corte no dedo, gerando assim muitos chamados desnecessários. A realidade hoje está sendo outra”, salienta.

Segundo Maíza Macedo, o número de trotes registrados ainda é preocupante. “Os trotes representaram este ano aproximadamente 23% do total de chamados. Ano passado o índice foi de 28%. Mesmo com a redução, a situação ainda nos preocupa. traçamos o perfil do público que adota esta postura, são crianças e adolescentes e, por isso, vamos promover mais palestras educativas nas escolas”, informa.

Ainda de acordo com a coordenadora do Samu, o órgão vai intensificar as ações do projeto Samuca (Samu, Criança e Adolescente), que vem sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “Queremos dar continuidade ao projeto, visitando escolas da rede municipal para mostrar aos alunos como o Samu funciona e conscientizá-los sobre em quais situações se deve discar o 192 para solicitar o serviço”, pontua.

Maíza considera que 2011 foi o ano da otimização do conhecimento e técnica dos profissionais do Samu“Conseguimos qualificar melhor nossa equipe com a realização de várias capacitações internas. Além disso, promovemos a Olimpíada do Samu e o Encontro Baiano da Rede Samu, eventos importantes voltados à perspectiva de qualificar o atendimento as demandas de urgência e a abordagem as vítimas e pessoas que necessitam do Samu. O ano foi bastante positivo”, avalia. (Secom)