Alerta

“Sabor chocolate” não é chocolate: nutricionista alerta para atenção aos rótulos e composição

Além da diferença no sabor, os produtos “sabor chocolate” também apresentam diferenças no valor nutricional e na quantidade de calorias.

“Sabor chocolate” não é chocolate: nutricionista alerta para atenção aos rótulos e composição “Sabor chocolate” não é chocolate: nutricionista alerta para atenção aos rótulos e composição “Sabor chocolate” não é chocolate: nutricionista alerta para atenção aos rótulos e composição “Sabor chocolate” não é chocolate: nutricionista alerta para atenção aos rótulos e composição
mulher comendo chocolate
Foto: Freepik

No dia 7 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Chocolate, uma das guloseimas mais queridas do mundo. Mas será que tudo que leva o nome “chocolate” realmente é chocolate? Muitos produtos encontrados nas prateleiras dos mercados possuem a descrição “sabor chocolate”, o que pode confundir o consumidor. Para esclarecer a diferença entre “chocolate” e “sabor chocolate”, conversamos com a nutricionista Ana Beathriz.

De acordo com ela, para ser considerado chocolate aqui no Brasil, é necessário que o produto contenha pelo menos 25% de composto de cacau, conforme preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O chocolate é um alimento feito a partir da mistura dos derivados de cacau. Ele tem que ter massa de cacau, cacau em pó, manteiga de cacau e outros ingredientes como leites e especiarias, além de açúcar”, afirmou.

nutricionista alerta para atenção aos rótulos e composição
Nutricionista Ana Beathriz | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Já o produto “sabor chocolate”, conforme explicou a nutricionista, contém bem menos cacau sólido do que os 25% obrigatórios. “Ele tem mais gordura vegetal extra adicionada, muito mais açúcar e menos cacau.”

Importância de ler o rótulo

Ana Beathriz ressaltou a importância do consumidor observar os rótulos dos alimentos com atenção antes de levá-los para casa. “É sempre importante ler os rótulos dos alimentos para termos consciência do que estamos comendo. Às vezes, achamos que estamos comendo chocolate e não olhamos o rótulo, onde pode estar especificado ‘sabor chocolate’. Assim, a pessoa sente a diferença no gosto.”

A nutricionista lembra que, além da diferença no sabor, os produtos “sabor chocolate” também apresentam diferenças no valor nutricional e na quantidade de calorias. “Esses produtos têm muito mais gordura e açúcar, então o valor nutricional será diferente. Eles também serão mais calóricos”, frisou.

Benefícios

Por outro lado, o chocolate verdadeiro pode ser um grande aliado na alimentação, sendo fonte de vários componentes que trazem benefícios para a saúde. Ana Beathriz destaca apenas que a quantidade consumida deve ser avaliada de acordo com a dieta e os objetivos de cada pessoa.

“Ele é muito benéfico para a saúde. A semente do cacau é rica em antioxidantes, tem muito ferro, cobre e outros minerais necessários para a nossa saúde.”

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.