Saúde

Quase 30 novos casos de Aids foram registrados em janeiro em Feira de Santana

Os dados são do Centro de Referência Municipal DST/HIV/aids.

Acorda Cidade

Somente em janeiro 29 novos casos de aids foram confirmados em Feira de Santana. Nos primeiros 30 dias do ano passado foram diagnosticados apenas oito. Aumento de mais de 250%. Os dados são do Centro de Referência Municipal DST/HIV/aids. Desse total, 19 pessoas são do sexo masculino.

 
A importância do diagnóstico precoce, de acordo com a coordenadora do Centro de Referência Municipal DST/HIV/aids, Vanessa Sampaio, é antecipar o tratamento para que o paciente tenha uma qualidade de vida melhor.
 
 “Existem pessoas que precisam tomar a medicação durante o acompanhamento, outras não. Quanto mais cedo o paciente tiver acesso ao tratamento ele terá mais chance de ter uma vida melhor”, destaca.
 
A coordenadora informa ainda que o município oferece aos pacientes o tratamento completo preconizado pelo Ministério da Saúde, com a administração de antiretrovirais,  medicações contra as infecções oportunistas  (que acometem os pacientes que desenvolveram a doença) e também para todos os tipos de doenças sexualmente transmissíveis.
 
“O Centro de Referência  desenvolve ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos. Funcionamos através das unidades de DST/IST, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Assistência Especializado (SAE), laboratório, Serviço de Assistência Farmacêutica, Psicológica, Assistência Social e Fisioterapia. Os usuários cadastrados recebem  periodicamente o preservativo masculino e feminino como incentivo à prevenção”, informa.
 
Vanessa Sampaio adianta que o município vem fazendo periodicamente campanhas educativas para que as pessoas possam conhecer o seu estado sorológico. “Existem pessoas que são portadoras do HIV e desconhecem. A campanha “Fique Sabendo” que estamos fazendo desde o final do ano passado visa estimular a realização do teste precoce”, pontua. As informações são da Secom.