Laiane Cruz

As mulheres gestantes de Feira de Santana poderão de agora em diante ter um atendimento mais humanizado na rede hospitalar do município. Um projeto do vereador Beldes Ramos (PT), aprovado em primeira discussão na última quarta-feira (26), prevê que essas pacientes recebam orientações do início da gestação até o momento do parto em uma das maternidades da rede, pondo fim à busca aleatória por acompanhamento por parte dessas futuras mães.
 
De acordo com o vereador, o projeto vem tramitando na Câmara de Vereadores desde 2013 e prevê mais segurança e dignidade à parturiente. Ele afirmou que atualmente existe uma peregrinação das mulheres que precisam dar à luz, lembrando que muitas procuram vagas em diversos hospitais e não encontram, fazendo muitas vezes o trabalho de parto fora dos locais adequados, como em recepções, veículos, dentre outros.
 
“É uma lei que vai, de certa forma, obrigar o município a fazer com que esse atendimento seja realmente dado. A lei tem uma emenda que prevê que o município possa estar fazendo essas adequações em 180 dias. Eu acredito que é um prazo razoável para ele estar focando nesse trabalho de fortalecer e expandir mais os leitos nas maternidades”, informou Beldes Ramos.
 
O projeto precisa passar ainda por segunda votação. Caso seja aprovado, deverá seguir para a sanção do prefeito José Ronaldo de Carvalho.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.