Saúde

Policlínicas de Feira realizaram mais de 3 mil consultas no feriadão

De acordo com o secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, as unidades estavam com equipe completa para atender a demanda.

Acorda Cidade

As seis policlínicas de Feira de Santana, que funcionam 24 horas, registraram um volume expressivo de atendimentos de emergência no feriadão. De quinta-feira (21), feriado de Tiradentes, até o domingo de Páscoa (24), as unidades localizadas nos bairros Tomba, Parque Ipê, Rua Nova, Feira X, George Américo e distrito de Humildes realizaram 3.480 consultas de emergência, feitas por clínicos e pediatras.

Segundo a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, a grande demanda para o período da Semana Santa era esperada. “Neste período, há sempre muito movimento nas unidades hospitalares. A média de atendimentos realizados nos quatro dias em cada policlínica chega a 600. Embora constitua o volume esperado, a quantidade não deixa de ser expressiva”, destaca.

De acordo com o secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, as unidades estavam com equipe completa para atender a demanda. “Para garantir que os atendimentos de emergência fossem prestados à população adequadamente, as supervisões foram realizadas diariamente nas policlínicas”, afirma.

As consultas de emergência com clínico e pediatra no período, totalizam 650 na unidade da Rua nova, 515 na unidade do Feira X, 652 no George Américo, 647 no Parque Ipê, 746 no Tomba e 270 na policlínica de Humildes.

Além das consultas de emergência, as policlínicas oferecem também atendimento laboratorial e dispõem de ambulatório especializado, estruturado com equipamentos, medicamentos, materiais terapêuticos e acolhimento.

As equipes de saúde que atuam nas unidades 24 horas são formadas por coordenadores médicos, coordenadores clínicos, gerentes, médicos clínicos, médicos especialistas e pediatras, enfermeiros, bioquímicos, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, técnicos em laboratório e auxiliares administrativos. As informações são da Secom