Saúde

Pessoas com virose lotam postos de saúde de Feira de Santana após Micareta

De acordo com Lilian Santos, a virose é transmissível como qualquer vírus e é propagada pelo ar, através de espirros, gotículas de saliva e aglomeração de gente.

Daniela Cardoso

 
Muitos postos de saúde e policlínicas de Feira de Santana registraram aumento no número de atendimentos a pessoas com virose. A médica Lilian Santos, que atende na policlínica do bairro Tomba afirmou que “as policlínicas estão cheias, devido as famosas viroses pós micareta”
 
Segundo informou a médica, diarréias, dores no corpo, dores de cabeça e articulares, vômitos, dificuldades respiratórias são alguns dos sintomas da virose que podem aparecer até três dias depois da Micareta.
 
“A mudança do clima, como aquela chuva que caiu na quinta-feira de Micareta, antecipou um pouco a virose em algumas pessoas”, afirmou, acrescentando que é comum o aumento de casos de virose após uma festa como a Micareta.
 
De acordo com Lilian Santos, a virose é transmissível como qualquer vírus e é propagada pelo ar, através de espirros, gotículas de saliva e aglomeração de gente. “Isso faz com que a virose se propague, inclusive no lar contaminando os familiares e os vizinhos. A virose pode durar de 5 a 7 dias”, informou
 
A médica recomenda que a pessoa se hidrate com bastante liquido, como água de coco, soro de re-hidratação caseiro, tome analgésicos e se não resolver, procurar uma policlínica. “Se não for bem cuidada, a virose pode levar a pessoa a uma desidratação profunda e até mesmo a uma pneumonia”, alertou.
 
Infecção intestinal
 
Segundo a médica Lilian Santos, várias pessoas tem chegado a policlínica do Tomba com sintomas de infecção intestinal. “Este é outro cuidado que as pessoas devem ter. “A maioria das pessoas que chegaram aqui relatou ter comido cachorro-quente”, afirmou.
 
De acordo com ela, uma infecção intestinal se não for cuidada corretamente pode levar, inclusive a morte.  As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.