Covid-19

Pesquisadoras da Uefs avaliam impactos da pandemia na vida de gestantes e puérperas

O objetivo das pesquisadoras é desenvolver um estudo com base nos dados, entendendo melhor sobre a realização do pré-natal, parto e pós-parto para ajudar a construir uma rede de colaboração e estratégias de apoio às mulheres neste cenário difícil.

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC- Campus Petrolina) coletam informações sobre os impactos da covid-19 em mulheres gestantes ou que pariram durante a pandemia.

Um formulário de coleta de dados das percepções dessas mulheres sobre os impactos da Covid-19 em suas vidas foi lançado pela Uefs, Univasf e FTC. O objetivo das pesquisadoras é desenvolver um estudo com base nos dados, entendendo melhor sobre a realização do pré-natal, parto e pós-parto para ajudar a construir uma rede de colaboração e estratégias de apoio às mulheres neste cenário difícil.

As participantes devem responder a um questionário, sendo que podem colaborar mulheres com mais de 18 anos, gestantes ou que pariram durante a pandemia. As interessadas podem enviar suas respostas pelo formulário até o dia 1 de dezembro de 2021. As informações são confidenciais.

Após responder, as colaboradoras receberão orientações sobre cuidados e riscos baseados em evidências científicas, juntamente com os resultados da pesquisa. Para colaborar com as universidades, clique aqui: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVqc0Wvl7su8-RlywMUCS6twjhoy9LqiS-F1YiaFazpcOXbQ/closedform)

A equipe de pesquisadoras é formada pela professora mestra Gleice Cordeiro (Psicologia/Uefs), a professora doutora Sâmella dos Santos Vieira de Menezes (Psicologia/Univasf), professora doutora Jackeline Maria de Souza (Psicologia da FTC/Campus de Petrolina); e as graduandas em Psicologia Thalita Nascimento Gazar (Uefs), Aléxia Tayla Amaral Ferreira (Univasf), Dalila de Matos Carneiro (Uefs) e Eralina de Lima Ferreira (Univasf).