Feira de Santana
Pacientes dormem na fila para conseguir vaga em UBS do bairro Alto do Papagaio
A população reclama que a quantidade de vagas é pequena para a demanda do bairro. Há ainda informações de que as pequenas cirurgias estão suspensas há meses e que não tem médico pediatra.
Daniela Cardoso
Para conseguir uma vaga na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto do Papagaio em Feira de Santana, muitas pessoas dormem na fila. No início de todos os meses a Unidade faz o agendamento das consultas em diversas especialidades, porém a população reclama que a quantidade de vagas é pequena para a demanda do bairro. Há ainda informações de que as pequenas cirurgias estão suspensas há meses e que não tem médico pediatra.
Jocelha de Oliveira relatou as dificuldades. Ela afirmou que não pode dormir na fila, por problemas de saúde e que por isso não consegue marcar consultas. “Domingo desde 5 horas da manhã já tinha gente na fila aguardando para marcar na segunda. Eu como sou doente, não aguento dormir aqui e por isso estou tendo dificuldade. Está muito difícil conseguir vaga em qualquer especialidade. Tem gente que traz colchão, toalha e até café para dormir na fila. Todo o início de mês a situação é a mesma”, relatou.
Raimunda Souza de Jesus é uma das pessoas que dormiu na fila. Ela conta que chegou a unidade por volta das 5 horas da manhã de domingo. “Dormi aqui. Todo mês é esse sufoco e se não chegar cedo a gente não consegue marcar. Eu tenho crianças que precisam vim ao médico e por isso faço esse sacrifício. Consegui algumas consultas, mas não consegui ortopedista. O bairro está crescendo e a cota é pouca, então a gente não consegue”, afirmou.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Assuntos