Pacientes continuam sem atendimento de radioterapia em Feira

O único equipamento que funcionava na cidade quebrou há muito tempo e a única opção dos pacientes é buscar atendimento em Salvador ou Itabuna, no Sul da Bahia.

Pacientes continuam sem atendimento de radioterapia em Feira Pacientes continuam sem atendimento de radioterapia em Feira Pacientes continuam sem atendimento de radioterapia em Feira Pacientes continuam sem atendimento de radioterapia em Feira

A falta de alternativa para as pessoas que precisam do serviço de radioterapia em Feira de Santana é um problema grave. O único equipamento que funcionava na cidade quebrou há muito tempo e a única opção dos pacientes é buscar atendimento em Salvador ou Itabuna, no Sul da Bahia.

De acordo com Maria Bethânia Andrade, da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC), o deslocamento para Salvador não é tão fácil, não somente pela distância, como pela dificuldade de acomodação dos pacientes, muitos deles residentes em localidades distantes do centro da cidade.

Em toda a Bahia apenas três máquinas usadas para a radioterapia estão funcionando, sendo duas em Salvador e uma em Itabuna. Em Feira de Santana o serviço não é prestado há muito tempo, desde que o ION foi desabilitado, justamente por falta do equipamento. Essas questões foram discutidas ontem durante reunião de representantes de 28 municípios do interior baiano. O secretário de Saúde de Feira de Santana, João Carlos Cavalcante, informou que a Santa Casa de Misericórdia já está construindo a parte física para receber os equipamentos de radioterapia.
 

Madalena de Jesus