Visita a Feira de Santana

O Clériston Andrade era um lixo, a emergência fedia, os pacientes viviam de aventura, diz secretário de Saúde

Durante entrevista coletiva o secretário enumerou dados da unidade hospitalar, respondeu questionamentos sobre a área de saúde e ressaltou as melhorias no setor. Falou sobre a vinda do aparelho de radioterapia e sobre a dengue.

Andréa Trindade

O secretário da saúde do estado da Bahia, Dr. Jorge Solla  fez uma visita ao Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (22). Durante entrevista coletiva o secretário enumerou dados da unidade hospitalar, respondeu questionamentos sobre a área de saúde e ressaltou as melhorias no setor.

Apesar das reclamações da comunidade relacionadas ao atendimento nos hospitais, o secretário enfatizou que a situação atual da saúde na Bahia está muito melhor.

“Já passou do tempo que a saúde na Bahia era uma aventura porque não tinha gestão, não tinha coordenação, o Clériston Andrade estava sucateado, encontramos assim, o Clériston Andrade era um lixo, a emergência fedia, os equipamentos eram danificados e os pacientes viviam de aventura”, destacou.

Hospital Escola

 Durante a visita o secretário conheceu o projeto de Ensino e Pesquisa do HEC, que vai reforçar a relação do Hospital Estadual da Criança com os cursos de saúde das universidades públicas e faculdades privadas  de Feira de Santana e cidades vizinhas que estejam interessadas em estabelecer parcerias no processo de formação profissional do hospital.

 “Todas as universidades e faculdades estão convidadas a fazer a parte  deste grande projeto”, disse.

Central de regulação

Jorge Solla negou a existência de problemas na Central de Regulação, que muitas vezes é apontada como o grande  obstáculo  na transferências de pacientes de  hospitais de Feira para Salvador.

“Não tem complicação nenhuma. Você não pode tirar um paciente da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Feira para levá-lo a Salvador na aventura. O paciente só pode sair de um hospital para outro se houver um leito já reservado” explicou.

“A regulação é uma ação de gestão que garante o leito do paciente na sua chegada”, concluiu.

Radioterapia

O governo do Estado conseguiu junto com o Ministério da Saúde, segundo o secretário, um aparelho novo de Radioterapia para os pacientes com câncer de Feira de Santana.

“O equipamento que tinha em Feira era tão antigo que não poderia ser recuperado. O aparelho será cedido ao Hospital Dom Pedro de Alcântara. Estive mais cedo com a direção da Santa Casa de Misericórdia e em breve o Ministério vai entregar os equipamentos para o retorno de um bom serviço de radioterapia aqui” declarou o secretário.  

Enquanto o equipamento não chega,  Salvador  e Itabuna são os dois pólos mais próximos com esse serviço para atender os pacientes de Feira de Santana.

Dengue 4

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou nesta segunda-feira (21) os primeiros casos da dengue tipo 4 na Bahia. Duas pessoas tiveram diagnóstico confirmado pela Vigilância Epidemiológica da Sesab para este tipo da doença em Salvador.

O secretário informou que as duas pessoas não saíram do estado e acreditam que o vírus veio durante o carnaval com a chegada de turistas do norte do país, onde houve casos suspeitos de dengue 4. Ele pediu apoio da imprensa para reforçar  as informações de ação no combate a dengue.

“A ação central é não permitir a reprodução do mosquito”, alertou.

(Informações do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade)

 

Imagem: Reprodução