Acorda Cidade
A temperatura sobe e o corpo sente os efeitos do verão. “Nós transpiramos mais pra manter a temperatura do corpo ideal, então com isso, não só a água como nos sais minerais que são perdidos devem ser repostos para que não ocorra a desidratação”, explica Isabela Limaverde, nutricionista.
As frutas são grandes aliadas no verão. Todas são bem-vindas, mas se o objetivo é hidratar mesmo o organismo, o melhor é optar pelas que têm mais líquido.
No topo da lista, está a melancia. O melhor: uma fatia de 100 gramas de melancia tem apenas 31 calorias. O abacaxi também é rico em água. Uma fatia média oferece 48 calorias e muitos benefícios. “Ele possui uma enzima chamada bromelina, que vários estudos comprovam que ela tem ação antiinflamatória e favorece a digestão”, afirma.
O cardápio do verão pode incluir ainda: limão, laranja, morango, pêra. O recomendado são entre três e quatro porções de frutas por dia. “Pode-se consumir a fruta in natura, bem higienizada ou na forma de sucos ou vitaminas”, indica.
Tem ainda a água de coco, que para hidratar é imbatível. “A água de coco é considerada um isotônico natural, porque é um líquido rico em sais minerais, principalmente sódio e potássio e ela possui proporções semelhantes aos sais dos líquidos corporais”, explica a nutricionista.
Para variar o sabor, a água de coco pode virar ingrediente para sucos. Acrescente um copo de 250 ml, três rodelas de abacaxi e folhas de hortelã a gosto. Bata no liquidificador e passe na peneira. O suco feito com água de coco dispensa açúcar. Um copo de 300 ml tem 105 calorias, ideal para um lanche de verão. As informações são do Jornal Hoje.