Calvície, implante capilar
Foto: Reprodução / Freepik

Se ainda existe alguma dúvida sobre os avanços no tratamento para calvície e queda capilar, dois profissionais especializados na área esclarecem equívocos e apresentam novidades no universo do transplante capilar. O cirurgião Vitor Benevides, especialista em transplante capilar e estética avançada da Clínica Rio Concept — que inaugura sua primeira unidade em Salvador no próximo dia 10 de novembro — explica mitos e verdades sobre os procedimentos para quem enfrenta calvície ou queda de cabelo.

A médica Amanda Gurgel, que integra a equipe do cirurgião e será responsável por comandar a clínica na capital baiana, reforça a importância de alinhar expectativas, esclarecer possibilidades e resultados, além de destacar a relevância da ética, da segurança e da transparência no atendimento ao paciente.

  1. “Transplante capilar dói.”
    Médica Amanda Gurgel: MITO. A cirurgia é completamente indolor. O paciente tem alta no mesmo dia e retorna às atividades de trabalho em 48 horas.
  2. “Os fios transplantados caem de novo com o tempo.”
    Médico Vitor Benevides: MITO. Os fios transplantados tendem a não cair nunca mais. Caso a doença que causa a queda de cabelo seja genética, o paciente pode ter perdas de fios de cabelo de outras áreas.
  3. “Transplante capilar não funciona para mulheres.”
    Amanda Gurgel: MITO. Transplante capilar não só pode ser feito e funciona muito bem em mulheres, como poder ser realizado em outras áreas além do couro cabeludo, como na região das sobrancelhas, por exemplo.
  4. “O cabelo só pode ser retirado da própria pessoa.”
    Vitor Benevides: VERDADE. Ainda não existem estudos científicos que respaldem a doação de fios de outros doadores.
  5. “O resultado aparece rápido.”
    Amanda Gurgel: MITO. Em média, os primeiros resultados começam a aparecer com seis meses após o procedimento. No prazo de um ano, o resultado final já será visível.
  6. “Fios crespos não podem ser transplantados.”
    Vitor Benevides: MITO. Fios lisos e crespos podem ser transplantados. A única diferença é que o fio crespo tem extração mais deliciada, o que exige maior experiência da equipe médica.
  7. “Transplante capilar deixa cicatriz.”
    Amanda Gurgel: MITO. Com a técnica FUE (Follicular Unit Extraction), os pacientes não ficam com qualquer cicatriz. O método FUE é moderno e minimamente invasivo vem revolucionando a restauração capilar pela naturalidade dos resultados.
  8. “Depois do transplante, não preciso mais cuidar do cabelo.”
    Vitor Benevides: MITO. Após o procedimento os cuidados especiais duram, no máximo, 10 dias. Quem tem doença genética, vai precisar ter cuidados especiais por toda a vida.
  9. “É um procedimento muito mais do que estético.”
    Amanda Gurgel: VERDADE. O transplante capilar é um procedimento que vai muito além da estética, muda a autoestima do paciente
  10. “Qualquer clínica pode fazer o procedimento.”
    Vitor Benevides: MITO. Como todo procedimento médico, quem tem interesse em fazer um transplante capilar deve pesquisar, procurar clínica habilitadas e com profissionais qualificados.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.