Saúde

Movimento Doe Vida faz mobilização para implantar Centro Oncológico em Feira

O abraço simbólico, organizado pelo Movimento Doe Vida, não foi realizado, pois não tinham pessoas suficientes.

Daniela Cardoso
 
Estava programado para a manhã deste sábado (22) um abraço simbólico no Hospital Estadual da Criança (HEC) em Feira de Santana. O objetivo da mobilização era em prol da implantação de um Centro Oncológico Infantil na instituição. O abraço simbólico, organizado pelo Movimento Doe Vida, não foi realizado, pois não tinham pessoas suficientes. O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, lamentou a situação.
 
“É lamentável que uma campanha como essa não tenha recebido o devido apoio. Todos podem imaginar o sofrimento dos pais que tem uma criança com câncer, e que precisam se deslocar para Itabuna ou Salvador para conseguir o tratamento”, afirmou. 
 
A contadora, Vera Lucia Chagas Valente, destacou a importância da campanha e convidou a população a se mobilizar em prol da implantação do Centro Oncológico Infantil. 
 
“Esse trabalho é muito importante. Infelizmente hoje não houve o abraço simbólico, porque tiveram poucas pessoas, mas pedimos que todos participem e levem essa luta adiante”, ressaltou.
 
A assessora de comunicação do HEC, Lorena Amorim, informou que um convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Fundação Professor Martiniano Fernandes, prevê a implantação de novos serviços na instituição, como oncologia pediátrica e cirurgia cardíaca. No entanto, ela afirma que antes disso, será preciso organizar a emergência, preparar as enfermarias para receber os pacientes em tratamento e ampliar as ofertas de vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade