Ilani Silva
O atendimento através dos planos de saúde e convênios está suspenso nessa quinta-feira (7), em decorrência da paralisação nacional dos médicos que reivindicam dentre outros pontos, o aumento da remuneração.
Segundo Iracema Brandão, Presidente da Associação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde (Asheb), o movimento que paralisa os serviços durante 24h é resultado de uma relação conflituosa entre os profissionais de saúde e as operadoras e planos.
“Isso aconteceu depois de um ano de conversa, reiterada as negociações, e o processo não avançou. No Brasil inteiro, cerca de 170 mil médicos cruzarão os braços em forma de protesto”, disse.
Além do aumento na remuneração, a presidente afirma que os médicos reivindicam também outros pontos como a liberdade de poder atuar junto ao paciente no que diz respeito a solicitação de exames, conduta que segundo ela, as operadoras de plano de saúde tentam limitar para reduzir custos.
Em Feira de Santana, os hospitais estão realizando o pagamento dos médicos em plantões de sobreaviso, mas essa remuneração será efetuada até o dia 1ºde julho. Se não houver acordo entre as operadoras e os profissionais, a partir deste prazo, o atendimento através dos planos de saúde em emergência e urgência será cancelado.
As operadoras alegam que não há recurso para realizar o pagamento, mas Iracema Brandão não concorda com esta justificativa.
“A gente sabe que essa não é a realidade, as operadoras inclusive financiam com altas quantias as campanhas eleitorais, como a da nossa presidenta Dilma, por exemplo”, contou.
Apenas os casos de emergência e urgência serão atendidos normalmente, nesta quinta-feira, Dia Mundial da Saúde. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade
Procon
Usuários dos planos de saúde que forem lesados com a paralisação dos médicos marcada para esta quinta-feira (07) podem recorrer à Justiça. A informação é da diretora do Departamento Jurídico da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em Feira de Santana, Marcelle Esteves.
O Procon mantém na cidade dois postos de atendimento ao consumidor. Estão localizados na avenida Maria Quitéria, 2.441, e no prédio do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), na rua Barão de Cotegipe, Centro.