Ilani Silva

A asma, doença respiratória que atinge milhares de pessoas no Brasil, pode levar a morte se os devidos cuidados não forem considerados pelos pacientes. Recentemente, uma jovem de 23 anos buscou o atendimento médico tarde demais e morreu em Feira de Santana, após ter crises asmáticas.

De acordo com o médico pneumologista, Renato Pires Freitas, a inflamação que origina o entupimento das vias áreas geralmente é causada por agentes do meio ambiente onde as pessoas estão expostas, como fumaça, poeira, fungos, pelos de animais e demais fatores.

Em contato com esses agentes, o indivíduo pode começar a sentir desconforto no nariz aliado a espirros, a sensação de aperto no tórax e a dispnéia (falta de ar), sintomas que aumentam progressivamente se não houver socorro médico.  

“A asma pode levar a morte e há tipos da doença em que não existe tempo de levar o paciente ao hospital, já que eles chegam com dificuldade tão intensa na respiração que nem os medicamentos resolvem o problema”, informou.

Por isso é necessário a realização dos tratamentos, classificados em dois tipos:

a) Crise aguda de asma – Esse procedimento é para o paciente que está em crise. Deve ser efetuado numa unidade de saúde, onde o médico pode indicar nebulização e uso de substancias intravenosas.

b)  Intercrise – Esse tratamento é de prevenção, começa com medidas de higiene na própria residência do paciente. Ele deve cuidar da limpeza do local evitando a poeira, realizando a troca de capas, lençóis, travesseiros, locais onde fungos e ácaros costumam a se instalar.

O médico também alerta para o cuidado com o quarto do individuo que sofre com asma. Ele recomenda um local arejado, iluminado porque a radiação solar mata organismos.  Ainda deve ser evitado o contato com bichos de pelúcia e móveis com estrutura que acumulam poeira.

“Outro cuidado é a troca de lençóis regularmente, já  que a nossa pele descama diariamente, então tem organismos que se alimentam dessas escamas, é por isso que a noite acontecem tantos casos de mal estar”, revelou Renato Freitas.

ProAR

Em Feira de Santana, existe o Programa para o Controle da Asma e Rinite Alérgica (ProAR), implantando desde 2004 na cidade que busca reduzir o número de hospitalizações, oferecendo assistência ambulatorial padronizada de diagnostico e tratamento contra essas doenças.

“O ProAr evitou 56% das internações por asma e rinite, é uma conquista ter esse serviço na cidade”, disse o médico.

O ProAr fica localizado no terceiro pavilhão do Centro de Saúde Especializada (CSE) Dr. Leone Coelho Leda, na rua Geminiano Costa, em frente ao Feira Tênis Clube. As informações são do repórter Ney Silva do programa Acorda Cidade