Médico Hermelino de Oliveira Neto | Foto: Paulo José / Acorda Cidade
Médico Hermelino de Oliveira Neto | Foto: Paulo José / Acorda Cidade

O médico Hermelino de Oliveira Neto utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana nesta quinta-feira (30) para divulgar a realização do 11º Mutirão do Diabético, que acontecerá no dia 8 de novembro, das 7h às 11h, na Clion – Hospital de Olhos de Feira de Santana, localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 892, Centro.

Segundo o médico, o evento tem como objetivo alertar a população sobre o risco da diabetes, doença que, segundo ele, mata mais do que a Aids e o câncer. Hermelino ainda afirmou que a condição é a principal causa de cegueira em pessoas de 20 a 40 anos.

“A diabetes cega 25 vezes mais do que qualquer outra doença. Então, diante desse dado alarmante e preocupante de uma doença que não tem cura, mas existe controle, Nós estamos realizando o nosso 11º mutirão do diabético”, disse o médico.

Ele também informou que a expectativa é atender mais de mil pacientes, entre pessoas com diagnóstico de diabetes e casos suspeitos. “A cada ano, o número de atendimentos vem aumentando. Devemos alcançar, no mínimo, essa meta”, afirmou.

Os interessados podem realizar o pré-agendamento por meio de um link que será disponibilizado pela equipe organizadora e pelos meios de comunicação parceiros. No entanto, quem não fizer o cadastro também poderá comparecer no dia do evento. É necessário levar documento de identidade e o cartão do SUS.

“Nós estaremos atendendo pacientes diabéticos através de exame de fundo de olho, usando um equipamento de inteligência artificial que já é uma novidade no nosso mutirão, e estaremos agilizando esse nosso atendimento para que todos sejam atendidos. Não só se fará o fundo de olho, mas também o exame de glicemia, o exame da pressão sistêmica do paciente e outras atividades multidisciplinares, como enfermagem, nutrição, enfim, estaremos com uma equipe multidisciplinar em prol do paciente diabético e dos suspeitos”, concluiu o médico.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.