Saúde

Medicamentos estão em falta no Caps de Feira de Santana

Três substâncias, que fazem parte do elenco de medicação, estão em falta em decorrência de atraso na distribuição por parte do Governo do Estado.

Acorda Cidade

Estão em falta medicamentos específicos para pacientes cadastrados no Centro de Atendimento Psicosocial (Caps), em Feira de Santana. Três substâncias, que fazem parte do elenco de medicação, estão em falta em decorrência de atraso na distribuição por parte do Governo do Estado.

O abastecimento do Caps é a contrapartida estadual dentro do processo de financiamento do programa. Além do Governo do Estado, os Centros são financiados pelos governos Federal e Municipal. Ao todo, são ofertados no Caps 24 tipos de medicação.

De acordo com a SMS, os medicamentos que estão em falta são: Clomipramina, Haloperidol e Periciazina. Todos não são repassados pela Secretaria Estadual de Saúde desde o final de medicamentos porque seu janeiro.
 
A diretora da Rede Própria de Saúde, Gilberte Lucas, afirma que a SMS tem buscado soluções para sanar essas dificuldades. “O estoque do Estado está zerado. Como não há previsão de entrega dessa medicação, a Prefeitura está buscando uma solução jurídica para o reabastecimento das unidades”, comenta.

Gilberte Lucas conta que o Estado já se comprometeu em fornecer o medicamento Cloridrato de Clomipramina (25mg), no próximo dia 25, através da Cefarba – Farmácia de Medicmanetos Excepcionais. As informações são da Secom