Rachel Pinto
No próximo dia (20) serão realizadas na Secretaria de Saúde de Feira de Santana a partir das 9h, palestras educativas sobre as doenças reumáticas. O evento é coordenado pela médica Ana Teresa Amoedo e faz parte da campanha pelo esclarecimento das doenças reumáticas, lembrada mundialmente no dia 12 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatoide (WorldArthritis Day), e no dia 30 de outubro, que foi eleito como o Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo.
De acordo com Ana Teresa, é fundamental esclarecer as doenças reumáticas para o diagnóstico e o tratamento corretos. Ela explicou que existem mais de 200 doenças reumáticas.
“Algumas pessoas não sabem a diferença do reumatologista para o ortopedista. As pessoas precisam conhecer algumas especialidades, conhecer algumas doenças. Claro que isso vem melhorando ao longo do tempo. No evento, além da gente falar sobre as doenças reumáticas, os tipos de doenças reumáticas, desmistificar algumas coisas em relação à idade, em relação à temperatura, a coisa sazonal do reumatismo, teremos uma equipe falando da importância de profissionais multidisciplinares no tratamento das doenças reumáticas. Queremos buscar esse esclarecimento para a população”, afirmou.
A artrose é um dos tipos de doenças reumáticas mais comuns, segundo Ana Teresa. Ela destacou que é um tipo de doença degenerativa da cartilagem que causa um desgaste. A artrose é provocada por fatores genéticos e principalmente devido ao envelhecimento.
“É um desgaste da articulação que vem por vários motivos. Mas, o grande fator é o envelhecimento, aos 80 anos, 100% dos pacientes terão a artrose. É uma doença articular que vai acontecer em todos que continuarem vivos e precisa ser melhor entendida e prevenida. Embora tenha um componente familiar e genético , é uma doença que se tiver uma boa orientação prévia, os pacientes sofrem menos na idade mais avançada”, pontuou.
Outras doenças reumáticas destacadas pela médica são a artrite reumatóide e a osteoporose. A artrite reumatóide é uma doença progressiva que causa inflamação nas articulações e também deformidades e muitas dores. A osteoporose é uma doença reumática do grupo das doenças metabólicas que afeta os ossos. Não apresenta dores, acarreta fraqueza dos ossos e os pacientes podem ter fraturas em vértebras, no punho e no fêmur.
A médica reumatologista Ana Teresa, ressaltou que as fraturas de fêmur são muito temidas pelos pacientes porque elas podem desenvolver complicações e levar a óbito. A prevenção e o tratamento são muito importantes em quadros de osteoporose.
A fibromialgia, gota e as doenças autoimunes
Muito comum nos consultórios de reumatologistas e de clínicos, a fibromialgia provoca nos pacientes dores difusas tanto nas articulações como na musculatura. Causa também distúrbios do sono de depressão. O paciente deve ser tratado por uma equipe multidisciplinar, com o uso de medicações e também é recomendada a prática de atividades físicas.
A gota é uma doença reumática muito conhecida que afeta em sua maioria pacientes homens. Ana Teresa informou que ela é uma doença súbita que ocasiona muitas dores e inflamações nas articulações.
“É um reumatismo inflamatório e metabólico ao mesmo tempo porque está relacionado a um distúrbio do metabolismo do ácido úrico. O ácido úrico pode se acumular nas articulações e nos rins. É uma inflamação articular, muito súbita e o clássico é ser em membros inferiores e mais comum nos homens”, acrescentou.
Dentro da gama das doenças reumáticas autoimunes, o lúpus é um tipo de doença que afeta tanto as articulações, como pulmões, rins, coração e sistema nervoso central. O sistema imunológico ataca o próprio organismo e o paciente pode apresentar muitas complicações se não tiver o acompanhamento médico e o tratamento adequados.
Ana Teresa Amoedo disse ainda que além do tratamento com uma equipe multidisciplinar, há uma grande quantidade de medicações utilizadas para as doenças reumáticas. Atualmente existem drogas sintéticas , terapias biológicas, medicações venosas e subcutâneas. A soma de todos esses elementos vai proporcionar mais qualidade de vida e bem estar aos pacientes.
A diminuição das dores e a possibilidade de desempenhar atividades que antes eram realizadas com dificuldade ou nem podiam ser feitas são grandes avanços para pacientes que apresentam doenças reumáticas. Para a médica, ver um paciente que estava acamado ou em uma cadeira de rodas voltar a andar e realizar suas tarefas habituais é muito gratificante.
“O fato do paciente ser diagnosticado precocemente, ser tratado e voltar a ter uma vida normal é muito gratificante para o reumatologista”, contou.
A médica Ana Teresa Amoedo atende na Clínica Reumato, localizada na Rua Castro Alves, em Feira de Santana. Para mais informações ligue: 75 3626-9966.