Naiara Moura
Dois meses após o início da aplicação da segunda dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), mais de 14 mil meninas com idades entre 11 e 13 anos já foram vacinadas em Feira de Santana. Segundo a secretária de saúde, Denise Mascarenhas, pelo menos 7 mil dessas meninas receberam a segunda dose.
A secretária ressaltou que é importante tomar a segunda dose para garantir proteção contra o HPV, responsável pela maior parte dos casos de câncer de colo de útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte entre mulheres por câncer no Brasil.
“A gente precisa fazer essa chamada para as adolescentes que já tomaram a primeira dose, para que retornem às Unidades Básicas para a segunda dose, pois é característico haver pouca adesão nos programas voltados para adolescentes”, completa.
O SUS oferece a vacina quadrivalente, que protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.
Segundo a secretária, em Feira de Santana a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “As famílias precisam entender que é o nosso papel, nós estamos ali para orientar e evitar os problemas que podem surgir para as próprias famílias”, conclui.
Com informações do repórter Ed Santos