Ilani Silva
Em alguns postos de vacinação de Feira de Santana houve atraso na distribuição de vacinas contra a gripe. Segundo o prefeito Tarcízio Pimenta o problema aconteceu na parte logística do processo, pois os medicamentos são repassados pelo Estado através da Diretoria Regional de Saúde (Dires).
No entanto, a distribuição já foi iniciada nas 100 unidades de saúde do município e o prefeito acredita que durante toda a semana as pessoas encontrem vacinas disponíveis nos postos.
Neste sábado (7), também acontece o “Dia D” de vacinação em Feira que seria realizado na sexta-feira da semana passada, mas como houve a Micareta o governo municipal decidiu alterar a data.
“No evento houve uma necessidade de ocupar a frota de veículos total da prefeitura, os profissionais da saúde também participaram da festa, então modificamos a data para fazer o ‘Dia D’ com mais tranqüilidade”, explicou Tarcízio Pimenta.
A vacina está liberada para gestantes, profissionais da rede de saúde e para todos os idosos com idade acima de 60 anos. Além disso, crianças com faixa etária entre 6 meses a 2 anos devem receber a vacina. A expectativa é de que 80 mil pessoas sejam vacinadas na cidade até o dia 13 de maio.
A vacinação acontece em todas as unidades de saúde da família, a partir das 8h até as 17h. Há também alguns postos extras como no supermercado G Barbosa da rodoviária, supermercado Todo Dia na avenida Senhor dos Passos, Secretaria Municipal de Saúde e em frente a prefeitura. Também há uma equipe volante que vai passar nos hospitais para vacinar os pacientes internados.
Contra indicação
Segundo Janice Estrela, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, pessoas que tenham restrições como doenças de Guillain Barré e outras, precisam de autorização do médico, principalmente aqueles portadores de doenças crônicas.
Ainda de acordo a coordenadora, já foram vacinadas 10 mil pessoas em Feira de Santana. As informações são dos repórteres Paulo José e Ney Silva do programa Acorda Cidade