Acorda Cidade
Durante os jogos da seleção brasileira a tensão é grande entre os torcedores, sobretudo quando a partida é por uma copa do mundo. Por isso é preciso evitar algumas armadilhas, como o consumo excessivo de bebida alcoólica e fumo.
Em alguns casos, e para algumas pessoas, a tensão durante os jogos é tão alta que gera um quadro de estresse emocional e ansiedade. “Nessas situações a utilização de um ansiolítico leve como um fitoterápico à base de Passiflora pode ser um grande aliado para garantir o bem estar durante as partidas”, diz Olavo Rodrigues, farmacêutico do Grupo Natulab.
Ainda segundo Olavo, toda essa agitação parte do cérebro, que identifica uma situação de estresse e envia mensagens para todo o corpo, deixando-o em um estado de alerta generalizado, cujos sinais são: palpitações, visão turva, boca seca, respiração ofegante, extremidades do corpo frias e aumento da pressão arterial.
O farmacêutico desaconselha o uso associado de substâncias estimulantes e relaxantes, pois agem de forma oposta sem trazer nenhum benefício ao organismo. O ideal mesmo é fazer uso de um fitoterápico, cuja ação é mais branda, com menos efeitos colaterais.
“Contudo, como a passiflora é diferente, sendo possível já verificar uma melhora no estado de ansiedade no mesmo dia do início do tratamento, de forma que é interessante utilizar o produto duas vezes ao dia, pela manhã e meia hora antes dos jogos que serão realizados à tarde e à noite”, destaca o farmacêutico.
Em relação à dosagem ideal, Olavo destaca que normalmente os medicamentos fitoterápicos à base de Passiflora incarnata disponíveis no mercado, como o Seakalm (produzido pela Natulab), apresentam dosagens para as quais se recomenda o uso de um a dois comprimidos, duas vezes ao dia para adultos e crianças acima de 12 anos em geral, independente do peso.