Acorda Cidade

A Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LBCMI) assumiu, no último dia (1°), a gestão do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana. A instituição filantrópica, que também é mantenedora do Hospital Martagão Gesteira, um dos mais importantes hospitais pediátricos 100% SUS do Estado da Bahia, participou, desde 2012 de todas as licitações, ficando sempre entre os primeiros colocados.

A equipe da Liga Álvaro Bahia já está no HEC executando as primeiras ações de gestão, com mapeamento dos processos, conhecimento do espaço e equipe existente e definição de metas para oferta dos serviços assistenciais. O superintendente da Liga Álvaro Bahia, Antônio Novaes Junior, aposta na experiência e tradição da instituição de 93 anos para otimizar a estrutura do HEC e ampliar a oferta dos serviços voltados para a criança.

“O HEC tem excelente estrutura física e sempre esteve entre os objetivos estratégicos da Liga. Estamos certos de que teremos muito trabalho, mas confiantes de que daremos o nosso melhor para alcançar a nossa missão, de combater a mortalidade infantil” disse Novaes.

O objetivo da Liga Álvaro Bahia é repetir o mesmo trabalho realizado no Martagão Gesteira, que atende a mais de 500 crianças diariamente. “Queremos levar para o interior do Estado toda nossa cultura, competência e uma assistência diferenciada, pautada na humanização e preenchendo lacunas importantes de serviços às crianças carentes”, ressaltou Antônio Novaes Junior.

Referência para 72 municípios da Macro-Região Centro-Leste, cuja população estimada é de mais de 2 milhões de habitantes, o Hospital Estadual da Criança contará com 154 leitos, com apartamentos para alta complexidade, serviços de diagnose e terapia, ambulatório de especialidades e internação e atividades de ensino e pesquisa. Por mês, estão previstos mais de 7.500 exames de diagnóstico, 6 mil consultas e 230 cirurgias.

Em 30 dias, a Liga Álvaro Bahia deverá anunciar o plano estratégico e operacional do Hospital Estadual da Criança, e já aposta na implantação de novos serviços.