Acorda Cidade
 
A I Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foi realizado ontem (7), no Museu Parque do Saber, em Feira de Santana. O promoveu um relevante debate sobre a “Importância da Pesquisa nas Instituições de Saúde”.  
 
A Mostra foi organizada pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento (Nuped) do HGCA em parceria com instituições de Ensino Superior conveniadas ao hospital. O diretor do Clériston Andrade, José Carlos Pitangueira, parabenizou a iniciativa do Nuped e garantiu que esta Mostra de Pesquisa  foi a primeira de muitas outras que serão realizadas. 
 
“Esta mostra Integrada de Pesquisa é de grande importância para a nossa administração, pois além de estreitar os laços com Instituições de Ensino permite uma Produção Científica relevante para a comunidade feirense”, disse Pitangueira.  
 
Para Handerson Leite, diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a mostra foi um espaço único que permitiu a integração da academia, através das instituições de ensino, com a unidade de saúde pública que é o HGCA. 
 
“É preciso trazer para as unidades de saúde novos conceitos e novas tecnologias e isso só vai acontecer através de estudos. A pesquisa é fundamental para melhoria no serviço de saúde que se presta à população”, afirma Handerson. 
 
Um dos momentos mais esperados da Mostra foi a apresentação do professor canadense Dr. Michel Perrault, da Universidade Montreal. Segundo ele, a pesquisa é a base de tudo, pois orienta os cuidados para com a saúde publica. “É preciso saber antes de tudo, quais são as necessidades da população e a maneira de pensar os problemas de saúde da comunidade e isso só vai acontecer através de pesquisa”, concluiu Perrault. 
 
Drª Silvone Santa Barbara, coordenadora  do Nuped e organizadora da Mostra, comemorou o sucesso do evento. “Esta integração entre o HGCA e as escolas que fazem prática no hospital é o disparador para que outros eventos científicos aconteçam, de modo que todos conheçam o que está sendo produzindo na instituição”. 
 
A mostra contou com a presença  de Denise Mascarenhas, Secretária Municipal de Saúde; Professor Pedro  Prates da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); professor Valterney de Oliveira, coordenador do curso de enfermagem da Faculdade Anísio Teixeira (FAT); Arthur Caldas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb); Juan Choque Fernandes, diretor da Faculdade Adventista da Bahia; Cristiano Lôbo, diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC), além de estudantes, funcionários do HGCA e representantes de outras instituições de Ensino Superior de Feira e região.