Ney Silva
Iniciada na última segunda-feira (12), prossegue até o próximo dia 29 deste mês, a campanha de doação de sangue do Hospital Geral Clériston Andrade. O objetivo da coordenação do banco de sangue é elevar o estoque para as festas de final de ano.
A enfermeira Elaine Araújo que trabalha no banco de sangue acredita no apoio que será dado pela comunidade. “Temos que manter o estoque alto e regular nesse período", afirmou.
Ela explica que no final de ano as pessoas viajam muito e isso aumenta o risco de acidentes nas estradas, o que eleva o consumo de bolsas de sangue. Além disso, diz Elaine, o Clériston Andrade é quem supre a necessidade de sangue de outros hospitais de Feira de Santana.
De acordo com Elaine, o estoque de sangue no momento está em torno de 100 bolsas. Ela informa que o ideal era manter um estoque de pelo menos 250 bolsas. Para que isso ocorra seriam necessário pelo menos 35 doações por dia, o que daria uma média de 700 bolsas por mês.
A enfermeira explicou ainda que nem todo sangue coletado é aproveitado. Depois de uma série de exames algumas doações são descartadas por causa de doenças ou situações que comprometem a qualidade do sangue.
Quem quiser fazer doação deve se dirigir ao banco de sangue do Hospital Geral Clériston Andrade a partir das 8h de segunda a sexta-feira. Para obter maiores informações é só ligar para 3221-6888.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade