O Hospital Estadual da Criança (HEC) atendeu 1.072 casos de violência contra crianças e adolescentes ao longo de todo o ano passado. Segundo um levantamento feito pela unidade, que fica em Feira de Santana, cerca de 47% dos casos ocorreram no ambiente doméstico.
Outros dois indicadores que chamam a atenção no levantamento divulgado pelo HEC são: 42 casos foram classificados como violência sexual e 44 casos como violência física. O boletim, que trata dos atendimentos de 2024, ainda revela que todos os casos foram notificados às autoridades, como conselhos tutelares e delegacias.
Fique atento aos sinais
A violência é caracterizada como uma violação dos direitos humanos fundamentais. A prática criminosa pode manifestar-se de diversas formas, em diferentes espaços e classes sociais, e pode afetar a saúde e a qualidade de vida das vítimas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a violência como um grave problema de saúde pública. Ao perceber qualquer sinal de maus-tratos contra crianças e adolescentes, busque apoio através do Disque 100, central de atendimento dedicada exclusivamente a casos de violação de direitos humanos.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.