Saúde

Feira tem cerca de 70 mil pessoas com HPV; Secretaria vai disponibilizar vacina

Para atender as pessoas com HPV ou que precisem receber a vacina de forma preventiva, a Secretaria de Saúde vai elaborar um protocolo para distribuição. A prefeitura vai adquirir a vacina com recursos próprios

Ney Silva

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Feira de Santana vai adquirir vacinas para combater o vírus HPV, principal responsável pelo câncer do colo do útero em mulheres. Estima-se que existam na cidade, cerca de 70 mil pessoas com o vírus, que se apresenta de diversas maneiras. A forma mais conhecida se apresenta em forma de verrugas na região dos órgãos genitais. A informação é da diretora de gestão da rede própria da Secretaria de Saúde, Gilberte Lucas. Ela informou que o Sistema Único de Saúde (SUS), ainda não fornece as vacinas. “Essa é uma medida de assistência adotada pela secretaria", afirma.

Gilberte explica que, o planejamento está sendo feito através dos programas de Assistência Farmacêutica e de Saúde da Mulher. As doses da vacina contra o HPV devem fazer parte de duas campanhas de saúde da mulher, que estão programadas para acontecer até o final deste ano.

Para atender as pessoas que estejam com HPV ou que precisem receber de forma preventiva, a Secretaria de Saúde vai elaborar um protocolo para distribuição. "Como o Ministério da Saúde não faz a distribuição da vacina, a Prefeitura vai adquirir diretamente com recursos próprios", afirmou Gilberte.

Ainda de acordo com a diretora, o investimento para adquirir a vacina é muito elevado. Cada dose custa em média R$ 120 e uma pessoa com HPV precisa receber no mínimo três doses.

O QUE É HPV

HPV ou Papiloma vírus humano é um vírus de transmissão preferencialmente sexual, considerado como a DST (doença sexualmente transmissível) mais freqüente no mundo. São vírus da família Papilomaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou mucosa, as quais mostram um crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente por ação do sistema imunológico. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, dos quais cerca de 45 infectam a área ano-genital masculina e feminina.

Segundo o médico ginecologista e obstetra, Lamartine Almeida Mota, o vírus é mais comum em mulheres. Mas, os homens também podem adquirir o HPV. Ele explica que, quando existe uma grande concentração de verrugas na área genital, a doença passa a ser conhecida como condiloma aculminado.

“No caso de mulheres, essas verrugas se multiplicam rapidamente e tomam conta de toda vagina", afirma Lamartine.

Para se prevenir do vírus as pessoas devem evitar relações sexuais sem camisinha. Mas, o HPV também pode ser transmitido através de roupas e em vasos sanitários. Lamartine Mota explicou ainda que, na maioria das vezes, as pessoas não sentem nenhuma dor, mas o surgimento de verrugas é bem visível. No caso das lesões em mulheres quando são planas e no colo do útero a mulher não sente se tem o vírus.