Feira de Santana
Feira está entre as cidades em alerta contra a dengue; 126 casos já foram confirmados
A Secretaria de Saúde do estado não confirma o surto em Feira de Santana, mas considera a cidade como uma das 10 em situações de alerta
Daniela Cardoso
Várias cidades da Bahia estão enfrentando surto de dengue. A Secretaria de Saúde do estado não confirma o surto em Feira de Santana, mas considera a cidade como uma das 10 em situações de alerta, junto com Salvador, Jequié, Guanambi, Teixeira de Freitas, Brumado, Canarana, Manoel Vitorino, Taque Novo e Itabuna, município que registra 27% de infestação pelo mosquito, maior número do estado e terceiro maior índice do Brasil.
Em Feira de Santana, segundo a secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, são em média 126 casos já confirmados. Tomba, Feira X, distrito de Humildes, Gabriela e George Américo são os bairros com mais casos registrados. “A população precisa se conscientizar, pois a dengue é uma doença que mata e a situação é preocupante”, afirmou.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amarry Morbeck, também ressaltou que as pessoas devem ter cuidado com os entulhos que possam ser depósitos de água, cobrir os tanques, verificar as calhas, colocar as garrafas emborcadas, retirar os pneus, para assim prevenir a doença.
A coordenadora disse que 80% dos focos de dengue encontrados são em domicílios e informou que as pessoas podem ligar para a Vigilância Epidemiológica e solicitar o recolhimento dos pneus.
“A dengue tem somente uma causa que é a transmissão através do vetor que é o mosquito aedes aegypti. Infelizmente a dengue está assolando o Brasil e já estamos enfrentando uma epidemia em Feira de Santana por causa dos criadouros domiciliares. Então as pessoas não estão tendo o cuidado necessário. Quando esse trabalho é feito a gente interrompe o ciclo da dengue”, frisou.
Sintomas
Febre alta, dores em todo o corpo, manchas rosa pelo corpo. Esses são alguns dos sintomas da dengue, segundo Amarry. Ela ressaltou que se a pessoa estiver com febre alta a mais de três dias deve procurar uma unidade de saúde de imediato e pedir para fazer o teste do laço e a sorologia de dengue. “Essa é uma doença que mata. Em 2012 a letalidade subiu 86% na Bahia”, ressaltou.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Assuntos