Daniela Cardoso e Ney Silva
O teste rápido para detectar pacientes com suspeita do vírus da dengue, que vinha sendo feito na Policlínica do Tomba em pacientes de qualquer unidade de saúde, será realizado apenas para pessoas atendidas nas policlínicas e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mangabeira.
A coordenadora da Rede Própria da Secretaria Municipal de Saúde, Tânia Moreira, disse que os testes eram feitos para pacientes da rede básica UBS e USF e levados para o laboratório da Policlínica do Tomba e que a partir de agora isso não vai ser mais possível. Essas pessoas das unidades básicas terão que procurar os laboratórios credenciados ao SUS.
“Fizemos uma reunião com os coordenadores da atenção básica e da rede de urgência e emergência pré-hospitalar, que são as policlínicas, e partir dia 1º esse exame de laboratório só será feito para pessoas que estão em observação nas policlínicas. Isso ocorreu, pois se criou uma grande quantidade de pessoas dentro da policlínica do Tomba querendo fazer exames de hemogramas, pois o resultado era divulgado de forma rápida e nós não estávamos conseguindo atender os pacientes que estavam em observação para saber se eles continuariam na policlínica ou se iam para outras unidades”, afirmou.