Programa Jovem Aprendiz Feirense
Colbert Martins | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho, aproveitou a entrevista concedida ao Acorda Cidade, na manhã desta segunda-feira (13), para falar sobre a saúde do próprio coração. O bate-papo com o radialista Dilton Coutinho teve como tema central o fato de o político agora ser responsável pelo partido Democracia Cristã (DC) na Bahia.

Colbert passou, há cerca de 40 dias, por uma cirurgia para a instalação de um marcapasso. O dispositivo eletrônico, que é implantado no tórax e se conecta ao coração por meio de eletrodos, tem como principal função monitorar o ritmo cardíaco e enviar impulsos elétricos para regular os batimentos quando o coração está muito lento.

“O coração tem duas grandes forças: a quantidade de sangue que circula dentro dele, quando para dizem que a pessoa teve um infarto, e a outra é a parte elétrica, são os estímulos elétricos para ele poder funcionar. Eu comecei a sentir um forte cansaço e, quando fui medir meus batimentos cardíacos, eles estavam em 40, 39, quando o ideal era estar entre 60 e 70. Isso significa que não estava havendo um comando elétrico no coração para a operação funcionar normalmente”, disse Colbert.

Conhecimento de causa

O ex-prefeito, que é médico e atua também como professor de Medicina na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), explicou que o comportamento abaixo do esperado ligou o sinal de alerta. Após ser internado em um hospital em Salvador, foi submetido a uma cirurgia, que ocorreu normalmente. Apesar de parecer um pouco assustador, Colbert afirmou que o procedimento é seguro e relativamente comum hoje em dia.

“O marcapasso vai disparar o tempo inteiro sinais específicos para o coração bater regularmente. Graças a Deus, estou bem e já voltei a fazer atividades físicas, andando 30, 40 minutos. Estou voltando a me manter, até porque eu sempre fiz atividade física. Nunca parei de fazer, faço regularmente. Mesmo fazendo tudo isso, eu não consegui evitar que acontecesse essa questão e foi necessário colocar o marcapasso. Estou convivendo com isso com muita tranquilidade”, concluiu Colbert.

Leia também:

Ex-prefeito Colbert Martins assume comando do DC na Bahia e pede votos para candidatos da terra

Ex-prefeito Colbert Martins passa por procedimento de urgência e recebe marca-passo

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Mariane Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram