Dia Mundial de Combate ao Câncer

Em Feira de Santana, 50 pessoas estão em tratamento no Centro de Prevenção ao Câncer

O número de mulheres atendidas por semana chega a 100. Entre os homens, a média é de 40 atendimentos.

Acorda Cidade

Esta segunda-feira, 8 de abril, é o Dia Mundial de Combate aoncer, uma das doenças que mais matam em todo o mundo. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar maiores complicações. Em Feira de Santana, 50 pessoas, entre homens e mulheres, estão em tratamento no Centro Municipal de Prevenção aoncer Romilda Maltez (CMPC).

 
O serviço de saúde é disponibilizado gratuitamente. Além de consultas com urologista, mastologista e oncologista, no equipamento são realizadas biopsias do colo uterino e da próstata, ultrassonografias, preventivos e punções da tireóide e da mama. também acompanhamentos com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
 
O número de mulheres atendidas por semana chega a 100. Entre os homens, a média é de 40 atendimentos. Conforme a coordenadora do CMPC, Kênia Lasse, o diagnóstico precoce é importante para que o tratamento seja iniciado o quanto antes possível.
 
“Embora as mulheres procurem mais assistência médica, os homens estão cada vez mais perdendo a vergonha. Isso é positivo porque demonstra maior conscientização”, destaca.
 
Ela antecipa que no mês de outubro será realizada a Semana do Homem. A iniciativa visa incentivar os homens  a realizar o exame da próstata. O CMPC está localizado na rua Barão do Rio Branco, 621, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, ininterruptamente. As informações são da Secom.