Esta segunda-feira, 8 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma das doenças que mais matam em todo o mundo. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar maiores complicações. Em Feira de Santana, 50 pessoas, entre homens e mulheres, estão em tratamento no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC).
Dia Mundial de Combate ao Câncer
Em Feira de Santana, 50 pessoas estão em tratamento no Centro de Prevenção ao Câncer
O número de mulheres atendidas por semana chega a 100. Entre os homens, a média é de 40 atendimentos.
Acorda Cidade
O serviço de saúde é disponibilizado gratuitamente. Além de consultas com urologista, mastologista e oncologista, no equipamento são realizadas biopsias do colo uterino e da próstata, ultrassonografias, preventivos e punções da tireóide e da mama. Há também acompanhamentos com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
O número de mulheres atendidas por semana chega a 100. Entre os homens, a média é de 40 atendimentos. Conforme a coordenadora do CMPC, Kênia Lasse, o diagnóstico precoce é importante para que o tratamento seja iniciado o quanto antes possível.
“Embora as mulheres procurem mais assistência médica, os homens estão cada vez mais perdendo a vergonha. Isso é positivo porque demonstra maior conscientização”, destaca.
Ela antecipa que no mês de outubro será realizada a Semana do Homem. A iniciativa visa incentivar os homens a realizar o exame da próstata. O CMPC está localizado na rua Barão do Rio Branco, 621, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, ininterruptamente. As informações são da Secom.
Assuntos