Feira de Santana
Duas policlÃnicas de Feira de Santana farão pré-atendimento
As equipes, todas qualificadas, farão o acolhimento das pessoas que buscam atendimento e farão o devido encaminhamento aos PSFs ou UBSs– elas terão prioridade no agendamento nas unidades de saúde.
Acorda Cidade
A partir da próxima segunda-feira (8) quem procurar as policlínicas Emília Freitas, no Parque Ipê, e a Francisco Martins da Silva, na Rua Nova, vai passar por uma equipe que fará o acolhimento – um pré-atendimento, que será prestado por enfermeiros. Eles identificarão se o paciente precisa de atendimento de urgência ou emergência ou se pode ser atendido em uma unidade básica.
As equipes, todas qualificadas, farão o acolhimento das pessoas que buscam atendimento e farão o devido encaminhamento aos PSFs ou UBSs– elas terão prioridade no agendamento nas unidades de saúde. Foi criado um grupo de trabalho, formado por dois médicos, a Divisão de Atenção Básica e as coordenações das Policlínicas e da Divisão Médica, para elaborar o projeto.
A medida, explica a chefe da Divisão da Atenção Básica, Valdenice Queiroz, objetiva diminuir o tempo no atendimento aos pacientes nas policlínicas, que é voltado à média complexidade. Na quinta-feira, 27, ela se reuniu com médicos e enfermeiros da Atenção Básica, quando apresentou o projeto e como o trabalho vai ser executado.
Os resultados deverão ser observados a curto prazo, espera Valdenice Queiroz. “Os médicos das duas policlínicas não mais atenderão casos de febre de muitos dias, verminoses, doenças de pele, por exemplo, e se concentrarão apenas nos casos que se configuram urgência ou emergência, como convulsões, febre alta ou desidratação profunda”.
Além da redução no tempo de espera nas unidades – que foram escolhidas devido à demanda – haverá maior qualidade no atendimento, porque espera-se redução no número de pessoas que procuram as policlínicas. A meta é estender o serviço às outras quatro policlínicas. As informações são da Secom.
Assuntos