Laiane Cruz
As doenças cardiovasculares são as que mais matam em Feira de Santana. É o que revelam dados do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde. De acordo com o médico cardiologista, Edval Gomes, que faz parte da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a prevenção ainda é a principal estratégia de combate ao problema.
Leia também: Ação Social leva serviços de saúde para comunidades
O médico, que participa da terceira edição do projeto SBC nos bairros nesta quarta-feira (8), no bairro Aviário, e na próxima sexta-feira (10), na Rua Nova, afirma que as doenças cardiovasculares são a segunda causa de internações em Feira de Santana, em adultos acima de 40 anos. Foram 2.314 internações, em 2013, por doenças cardíacas confirmadas. Em primeiro lugar vem o câncer, com 2.723.
Ainda segundo o cardiologista, em 2013, foram 443 mortes por doenças do aparelho circulatório, já o câncer matou 208 pessoas neste mesmo período. Mortes causadas por tiros, facadas e lesões, entre outras causas externas, somaram 184. “Isto quer dizer que a doença cardiovascular é três vezes mais mortal em nosso município que acidentes, infecções e neoplasias”, salienta.