O diretor da Casa de Saúde Santana, Ângelo Mario, fez uma denúncia sobre irregularidades no atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) em Feira de Santana. De acordo com ele, médicos estão levando doentes para o Hospital Dom Pedro de Alcântara e cobrando 10 vezes mais o valor que é repassado pelo SUS.
“Por exemplo, o médico vai para o Dom Pedro e o SUS paga 80 reais naquele procedimento médico. Esses médicos estão cobrando mais 500 reais por fora. Isso está ocorrendo também em outros hospitais. É uma vergonha o que está acontecendo”, afirmou.
Ângelo Mario disse que não sabe se o SUS tem conhecimento do que está ocorrendo, mas ele afirmou que tem documentos que provam as irregularidades e que já informou à diretora do Dom Pedro, Sandra Peggy, e ao responsável pela administração da instituição, Outran Borges.

Em resposta, Sandra Peggy afirmou que ficou surpresa com a denúncia e que está tranquila. A diretora disse ainda que se realmente existem provas, que sejam entregues a ela. “Se existem médicos cobrando, se há denúncias, gostaria que me ajudassem, que me dêem embasamento legal, provas, inclusive, pois assim abriríamos um inquérito administrativo e baniríamos do corpo clínico quem tiver praticando essa atitude ilegal”, afirmou.
De acordo com Sandra, o Hospital Dom Pedro é filantrópico, sem fins lucrativos, mas, segundo ela, isso não quer dizer que não pode fazer atendimentos por convênio e particulares. Ela informou que a obrigação da unidade, enquanto filantrópica, é ofertar 60% da sua capacidade instalada ao Sistema Único de Saúde. “Eu tenho muita tranquilidade em falar, pois ofertamos 90% dos atendimentos ao SUS. Quase todos os nossos leitos são disponibilizados ao SUS”, destacou.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade