O Dia Municipal de Conscientização da Epilepsia, o Dia Roxo, fará parte do calendário oficial de eventos da cidade. Com celebração definida para 26 de março, a data estabelece que durante todo o mês poderão ser realizadas campanhas que visem a inclusão da pessoa com epilepsia, combatendo a estigmatização social. De autoria do vereador Marcus Carvalhal (PL), o projeto com este objetivo foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes na sessão da Câmara desta terça-feira (9).
A proposta consiste na realização de campanhas com ações educativas para divulgar informações sobre a epilepsia, distribuição de cartilhas explicativas e folhetos para a população, em especial alunos da rede pública de ensino. O objetivo é promover ações voltadas à valorização da autoestima da pessoa com epilepsia e capacitação de toda a comunidade para prestar os primeiros socorros durante crises convulsivas, além de ações de combate ao preconceito em ambiente escolar e campanhas educativas nos meios de comunicação.
Para o desempenho da conscientização, o projeto recomenda a realização de ações em parceria com o poder público e organizações civis não governamentais, com a promoção de cursos de capacitação sobre os primeiros socorros, em caso de crises de epilepsia e convulsão, voltados para a comunidade em geral com foco para a comunidade escolar, na qual está inserida a pessoa com a epilepsia.
O projeto também prevê que as atividades voltadas para o Dia Roxo poderão ser realizadas em conjunto com entidades, órgãos, organizações, sindicatos, empresas e associações ou fundações, governamentais ou não.
Com informações da Câmara Municipal de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.