Saúde

Dia de mobilização contra gripe neste sábado

Todas as unidades de saúde de Feira de Santana - básicas e PSFs, vão estar preparadas para imunizar o público alvo.

Acorda Cidade

O dia nacional de esforço na campanha nacional de vacinação contra a gripe, o “Dia D”, será neste sábado (20). Todas as unidades de saúde de Feira de Santana – básicas e PSFs, vão estar preparadas para imunizar o público alvo.

 
Poderão tomar a vacina idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses até menores de dois anos, indígenas, profissionais da saúde, presidiários, mulheres que tiveram filhos até 45 dias e doentes crônicos.
 
Pela manhã, uma equipe de vacinadores vai estar no Lar Franciscano, no bairro Capuchinhos, onde moram vários idosos. Será a abertura simbólica do Dia D na cidade. A meta da Secretaria da Saúde de Feira de Santana é imunizar 84 mil pessoascerca de 50 mil idosos.
 
Para atingir as metas para o esforço do sábado, serão instalados novos postos de vacinação: no Supermercado GBarbosada rua Marechal Deodoro, no Max Atacadão, na Pedra do Descanso, no Atacadão, na Morada das Árvores e na Igreja Senhor dos Passos.
 
Outros funcionam no Hiper GBarbosa, na Estação Rodoviária, no Hiper Bompreço, no Boulevard Shopping, e na Secretaria de Saúde. A campanha foi iniciada no dia 15 e vai ser encerrada no dia 26.
 
A população vai ser imunizada contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. A população também vai ser imunizada contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.
 
Recomenda-se que os alérgicos a ovo não tomem a vacina. As informações são da Secom.