Nutrição

Dia da Banana: fruta tem nutrientes e previne doenças

A banana é rica em água, fibras, carboidrato, vitaminas e minerais e que pode prevenir doenças como hipertensão e prisão de ventre.

Leitura: 3 Minutos
Dia da Banana
Foto: Freepik

Seja no cuscuz, na farofa, ou no lanche da tarde, a banana é uma fruta clássica na preferência do brasileiro. A aceitação em todo o país é tanta, que o fruto ganhou um dia só dele, nesta segunda, dia 22 de setembro. A nutricionista da Estácio, Lorena Maia, destaca que a banana é rica em água, fibras, carboidrato, vitaminas e minerais e que pode prevenir doenças como hipertensão, problemas cardiovasculares e prisão de ventre.

Ao elencar a composição da fruta queridinha dos brasileiros, a especialista explica: “Entre as vitaminas, destacam-se a vitamina C e as do complexo B, principalmente a B6. Já entre os minerais, o potássio é o mais presente, mas ela também contém magnésio, cálcio, fósforo e ferro. Além disso, possui substâncias como o triptofano e antioxidantes, que trazem benefícios extras ao corpo”, disse.

Sobre o uso dela como biomassa, feita a partir da polpa da banana verde cozida e processada, a nutricionista revela que esse preparo é rico em amido resistente, um tipo de fibra que chega quase intacta ao intestino, servindo de alimento para as bactérias benéficas da flora intestinal. “a biomassa auxilia na regulação do intestino, na melhora da imunidade, no controle da glicemia e do colesterol. Além disso, é um ingrediente versátil, que pode ser usado em preparações doces e salgadas, enriquecendo a alimentação sem alterar o sabor dos pratos”, acrescenta.

A especialista comenta que os benefícios para a saúde são muitos. “O consumo de banana fornece energia rápida por causa dos carboidratos, ajuda o intestino a funcionar melhor graças às fibras, e contribui para o equilíbrio do sistema nervoso por conter vitamina B6, que auxilia na produção de neurotransmissores. O potássio presente na fruta ajuda a controlar a pressão arterial e protege o coração. Além disso, o magnésio e o potássio ajudam a prevenir câimbras e dores musculares, e os antioxidantes protegem as células contra o envelhecimento precoce”, informa.

Para quem deseja agregar o uso da fruta na alimentação, Lorena disse que se consumida de forma regular e equilibrada, a banana também pode ajudar a prevenir algumas doenças, como hipertensão, problemas cardiovasculares, prisão de ventre e até auxiliar no controle da depressão leve e da ansiedade, pois contêm substâncias que favorecem a produção da serotonina, conhecida como “hormônio do bem-estar”.  “É importante aproveitar a banana de diferentes formas, in natura ou em receitas, como é o caso da biomassa, e fazer dela uma aliada para se sentir melhor e mais saudável” finaliza a professora da Estácio”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.