Acorda Cidade
O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, será realizado neste sábado (18) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa Saúde da Família (PSF), em Feira de Santana, que funcionarão das 8 às 17 horas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar 42.127 crianças, de até cinco anos de idade.
Alguns locais e estabelecimentos estarão funcionando como postos volantes durante o Dia D, como a SMS, estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, os supermercados G.Barbosa (Rodoviária), Todo Dia (avenida Senhor dos Passos) e Hiper Bompreço (Boulevard Shopping), além das três Estações de Transbordo – Central, Norte e Sul.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, orienta os pais ou responsáveis a levarem as crianças para imunização, a fim de prevenir contra a doença. Ela lembra que mesmo não existindo registros de poliomielite no Brasil desde 1989, o vírus ainda existe em outros países e pode ser trazido por turistas. “A prevenção é a forma de evitar a doença”, alerta.
Segundo ela, as crianças que estiverem apresentando sintomas como vômitos, febre e diarréia não deverão ser vacinadas. “Nestes casos, a vacinação deve ser adiada, porque tais sintomas podem comprometer a absorção da dose”, informa. A campanha contra a paralisia infantil será realizada em duas etapas. A imunização somente é completa com a segunda dose, que será disponibilizada no mês de agosto.
A Secretaria Municipal de Saúde também vai imunizar crianças maiores de um ano e menores de sete contra o sarampo, caxumba e rubéola, através da aplicação da vacina tríplice viral. “Crianças que apresentem no momento da vacinação febre ou tenham alergia a ovo, não devem receber a dose desta vacina”, adverte Janice Estrela. (Secom/PMFS)