Feira de Santana
Coordenadora da Vigilância Epidemiológica diz que não está faltando vacina em postos
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amarry Dantas, explicou que o está acorrendo.
Daniela Cardoso
O Ministério da Saúde anunciou que as cadernetas de imunização serão atualizadas com novas vacinas no calendário básico de vacinação de crianças menores de cinco anos. Algumas pessoas em contato com o Acorda Cidade reclamaram que está faltando vacinas nos postos de saúde de Feira de Santana. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amarry Dantas, explicou que o está acorrendo.
“Muitas vezes as pessoas chegam aos postos, atrás da vacina nova, a Vip, introduzida na campanha de julho/agosto. O frasco dessa vacina contém 10 doses, mas o tempo de validade dela aberta são de seis horas, então estamos pedindo que as enfermeiras organizem a demanda”, afirmou.
De acordo com ela, as mães devem se programar para levar as crianças nas primeiras horas da manhã, para que assim não tenha o desperdício da vacina. Ela disse ainda que apesar da recomendação, nenhuma mãe deve sair do posto de saúde sem vacinar o filho.
“Se eu abri uma vacina às 16 horas para aplicar em uma criança, eu vou jogar as outras doses fora. Entendemos que tem mães que trabalham e são situações peculiares. Nesses casos, elas não devem sair da unidade sem a vacina. O que está acontecendo é que as enfermeiras estão orientando que a mãe retorne no outro dia, mas explica os motivos”, observou destacando que a vacina não está em falta.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Assuntos