Saúde
Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes faz campanha para doação de órgãos
A psicóloga, Luciana Vinhas, que faz parte da coordenação do Sistema Estadual de Transplantes, explica como está o trabalho de conscientização.
Daniela Cardoso
Uma campanha desenvolvida pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes pretende conscientizar a população sobre a doação de órgãos. Um grupo de torcedores do Bahia, denominado ‘Bora Bahia, Minha Bênção’, está apoiando essa iniciativa. A psicóloga Luciana Vinhas, que faz parte da coordenação do Sistema Estadual de Transplantes, explica como está o trabalho de conscientização.
“Estamos buscando naturalizar as questões relativas a transplantes e à doação na sociedade como um todo, porque sabemos que hoje a sociedade é a grande responsável pelos transplantes. As políticas públicas ajudam, mas se os familiares, no momento em que são solicitados, não disserem sim à doação, o transplante não acontece”, afirmou.
A psicóloga disse que está buscando fazer com que a sociedade discuta sobre o transplante, sobre doação e sobre os problemas que envolvem essa questão. Ela informou que alguns programas para desenvolver a discussão entre universitários e médicos, através de cursos e estágios, já estão sendo desenvolvidos na Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
“Apesar disso, também temos que envolver a sociedade. Foi o que aconteceu com um grupo de torcedores do Bahia, que através de um caso específico de um pequeno torcedor que precisa de um transplante, mobilizou toda a torcida para fazer uma campanha em torno disso. Eles já desenvolveram diversas atividades com a torcida e isso é importante para divulgar o transplante na sociedade”, ressaltou Luciana Vinhas.
O coordenador da Embaixada Tricolor, Eduardo Brito, explica como nasceu essa iniciativa de ajudar a Coordenação do Sistema de Transplantes.
“Um garoto que mora no distrito de Jaíba está na fila de espera. Como ele mora em Feira e temos esse grupo, decidimos ajudar esse pequeno torcedor tricolor. Fizemos o contato com ele, começamos a elaborar alguns eventos para ajudar a família com alimentos, roupas. A partir disso, fiz contato com o médico que acompanha o garoto, em Salvador, e ele nos deu a dica de que devemos conscientizar a sociedade, de que a doação de órgãos é algo necessário para prolongar a vida de muita gente”, afirmou.
Uma campanha intitulada ‘Eu Torço pela Vida. Seja Um Doador de Órgão Avisando a Sua Família’ já foi lançada e, a partir do dia 7 de julho, um spot de 30 segundos será lançado para divulgar a campanha. Quem quiser ter mais informações sobre a doação de órgãos pode ligar para o telefone 0800-284-0444.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Assuntos