Daniela Cardoso e Ney Silva

A queda no estoque de sangue da unidade do Hemoba em Feira de Santana está preocupando a coordenação da instituição. Na tarde de quarta-feira (11), os freezers estavam com menos de 100 bolsas de sangue e o normal é ter pelo menos 200. A coordenadora da unidade, a assistente social Luciene Coutinho, faz uma apelo à comunidade e confirma a queda do estoque.

“Infelizmente houve a queda no estoque. Tivemos um número bem pequeno de doadores e estamos mais uma vez convidando a sociedade feirense para fazer a doação de sangue. Temos um número grande de transfusões no Hospital Clériston Andrade e no Hospital da Criança. Estamos com o estoque zerado do sangue O negativo e estamos fazendo um apelo à sociedade que venham”, informou.

De acordo com Luciene Coutinho, para coletar sangue a unidade do Hemoba funciona de segunda a sexta, porém em especial nesta sexta, vai funcionar até o meio-dia, retornando na quarta-feira às 13h.

“Nesse período, que é um momento de festa em Salvador, teremos dificuldade de encaminhar todas as amostras para fazer a sorologia, que é feita na capital. Por prudência, vamos interromper a coleta, mas a transfusão vai continuar normalmente”, explicou.

A coordenadora do Hemoba esclareceu que quando o sangue é coletado, a amostra vai para o hemocentro coordenador e são feitos todos os exames sorológicos. Após os resultados dos exames, se tiver tudo tranquilo, ele é liberado e vai ser transfundido. Caso o sangue tenha alguma sorologia reagente, conforme explicou, a bolsa é descartada e o doador é convidado para fazer um tratamento.

“É um processo seguro para quem doa e também para quem recebe. Pessoas de 16 a 69 anos de idade podem doar. Menores devem vir acompanhados do responsável. Para doar, a pessoa deve estar alimentada e não pode estar gripada. Gestantes e mulheres que estão amamentando também não podem fazer a doação. É simples, não dói”, afirmou.