Saúde

Considerada rara, hospital baiano realiza terceira cirurgia combinada intrarenal da pandemia

Entre os benefícios dessa cirurgia estão a resolução da patologia com mais rapidez e com menor complicação.

Considerada rara, hospital baiano realiza terceira cirurgia combinada intrarenal da pandemia Considerada rara, hospital baiano realiza terceira cirurgia combinada intrarenal da pandemia Considerada rara, hospital baiano realiza terceira cirurgia combinada intrarenal da pandemia Considerada rara, hospital baiano realiza terceira cirurgia combinada intrarenal da pandemia

Acorda Cidade

Maior hospital público do Norte-Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizou, durante a pandemia da Covid-19, a terceira cirurgia combinada intrarenal. Dessa vez, o procedimento foi indicado para tratar cálculo renal e em ureter de um paciente de 56 anos que possuía rim único.

A cirurgia combinada intrarenal utiliza o que há de melhor em tecnologia para tratar cálculo renal, mas – conforme lembra o urologista Bruno Falcão – somente é recomendada para casos mais complexos. “É uma técnica endoscópica utilizada para resolver problemas no rim e no ureter, ao mesmo tempo. Invés de o paciente ter de submeter a duas cirurgias, conseguimos tratá-lo de uma só vez”, conta.

Entre os benefícios dessa cirurgia estão a resolução da patologia com mais rapidez e com menor complicação, o que reduz a necessidade de um novo procedimento. “Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, a cirurgia combinada intrarenal apresenta menor tempo cirúrgico e menor sangramento”, conclui Bruno, que foi o responsável pelas três cirurgias – sendo a última na quinta-feira (13).

Desde março de 2020, quando teve início a emergência sanitária desencadeada pelo novo coronavírus, o HGRS já realizou 805 cirurgias urológicas. “Não paramos de funcionar em nenhum momento da pandemia. Priorizamos os pacientes advindos das emergências, pacientes egressos caracterizados como urgência e alguns pacientes eletivos ambulatoriais”, explica o coordenador do serviço de urologia da instituição, o urologista Joabe Carneiro.