Acorda Cidade
Mais uma jovem foi internada no Hospital Couto Maia, no bairro do Bonfim, em Salvador, após ter sido infectada com o vírus da meningite tipo C. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a menina tem 14 anos, é moradora do Uruguai e deu entrada na unidade de saúde no último dia 29. Ela está internada na Unidade de Terapia Intensiva com quadro considerado estável.
No último dia 21, Emanuele Santana Souza, de nove anos, morreu no pronto atendimento do bairro de São Caetano vítima da mesma doença. Ela tinha dado entrada na unidade de emergência no dia anterior e morava na Rua Penácio Verde, no bairro de Valéria. No mesmo colégio em que Emanuele estudava, a Escola Municipal Afonso Temporal, P.F.S., também de nove anos, foi infectado pelo vírus e socorrido ao Hospital Couto Maia, onde está internado desde o dia 28. A Sesab informou que o menino reage bem ao tratamento.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que equipes da Vigilância Epidemiológica do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria irão nesta quinta-feira (31) à Escola Professor Afonso Temporal. Eles pretendem realizar um procedimento à base de antibióticos, chamado de quimioprofilaxia, em pessoas que possam ter tido contato com os dois estudantes que foram infectados.
Equipes da Vigilância Epidemiológica também estiveram, na terça-feira, 22 de março, na casa de Emanuele, e no dia seguinte (23), visitaram a escola onde ela estudava, em busca de pessoas que tiveram contato com a jovem. Após o trabalho de investigação, 75 pessoas, entre familiares, vizinhos, alunos e funcionários da instituição de ensino receberam o tratamento.
As equipes de saúde do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria também realizaram ações educativas na escola, através de palestras, visando esclarecer sintomas da doença e orientar a busca por atendimento médico para quem apresentar sintomas da doença.
Casos
Dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica do Estado apontam que até o dia 26 de fevereiro deste ano, ocorreram 25 casos da doença meningocócica na Bahia o que significa uma redução de 24,2% em relação ao mesmo período de 2010, quando foram registrados 33 casos de meningite C. Na cidade de Salvador, também até o dia 26 de fevereiro, enquanto em 2010 foram registrados 24 casos da doença meningocócica, em 2011 esse número caiu para 8, uma redução de 67%. As notificações de óbitos na capital baiana reduziram de 6 para 3 no mesmo período. As informações são do Correio