Acorda Cidade
Foi formada uma comissão na tarde de segunda-feira (5) para estudar a viabilidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) participar da gestão do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O grupo de trabalho será presidido pelo professor do Colegiado de Medicina João Batista de Cerqueira. Em maio, durante debate na Uefs com o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, Batista havia sugerido que o Clériston Andrade fosse transformado em hospital universitário.
O grupo de trabalho é formado por 17 membros. São oito representantes da Uefs (um será indicado pela Associação dos Docentes da Universidade – Adufs), oito do Hospital Clériston e um que ainda será indicado pela Secretaria de Saúde da Bahia. O reitor José Carlos Barreto afirmou durante a reunião que esta demanda interessa a toda a sociedade. “A Universidade vai discutir junto com a comunidade se tem condições de transformar o Clériston em hospital universitário”, disse o reitor.
A coordenadora do Centro de Educação Permanente do hospital, Patrícia Freitas Martins, salientou na reunião que a Uefs é uma instituição idônea e com credibilidade para debater essa questão, mas que é preciso pensar no contexto da saúde do município. “A preocupação nãodeve ser apenas com a gestão, mas com a implantação de uma política de saúde pública na região”.
O Secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, através de ofício enviado à Reitoria, reafirmou o interesse de ter a Uefs na gestão do Clériston Andrade e se colocou a disposição para aprofundar o debate.
Participaram da reunião, além do reitor e do vice-reitor, Genival Corrêa, o diretor do Departamento de Saúde, Pedro Prates, membros e suplentes da comissão, como servidores do Clériston Andrade, professores e estudantes da Uefs. O próximo encontro será em 12 de agosto, às 15h, na Uefs.
Os principais temas que serão discutidos são os modelos de gestão de hospitais de ensino e universitários e a elaboração do calendário de trabalho.