Saúde

Comissão discute implantação do Serviço de Transplante Renal no HDPA

Para a instalação do procedimento, foi sugerida a contratação de novos profissionais, pois segundo a opinião do médico Outran Borges, a realização de transplantes exige uma equipe formada por vários especialistas.

Ilani Silva

Uma comissão formada pelos médicos, Cesar Oliveira, Edson Pasquali, Rodrigo e Outran Borges com o coordenador de transplantes da Bahia, Eraldo Moura, discutiu a possibilidade de oferecer o serviço de transplante renal no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA).

Para a instalação do procedimento, foi sugerida a contratação de novos profissionais, pois segundo a opinião do médico Outran Borges, a realização de transplantes exige uma equipe formada por vários especialistas como nefrologista, urologista e cirurgião.

“Nós temos centro cirúrgico, instalações compatíveis com o serviço, mas precisamos também da parte de laboratório e exames complementares que tem que funcionar 24h, vamos checar todos esses itens”, disse.

Ainda de acordo com o médico não será necessária a aquisição de equipamentos caros, já que o hospital tem estrutura física compatível com a realização dos transplantes.

“Sem duvida houve avanço na conversa e há interesse do hospital em oferecer o serviço, as equipes também fizeram sugestões para que tudo seja encaminhado”, comentou Outras Borges. As informações são do repórter Ney Silva do programa Acorda Cidade