Ilani Silva
A comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, que tem como presidente o deputado estadual José de Arimatéia e vice-presidente a deputada Graça Pimenta, visitou na tarde desta quinta-feira (14) o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e o Hospital Geral da Criança (HGC) para avaliar a estrutura de atendimento oferecida à população.
Segundo Arimatéia, a comissão percebeu uma grande diferença entre as instalações dos dois hospitais. Enquanto que no HGC os equipamentos são de “primeiro mundo”, no Clériston constataram-se problemas até mesmo nos pisos, que segundo ele prejudicam a chegada dos pacientes ao hospital.
“Nós chegamos no Clériston e vimos outra realidade, há também algumas infiltrações em partes do teto, a estrutura precisa ser modificada, é um hospital que tem mais de 30 anos de construção e nunca houve manutenção”, disse.
Apesar da situação, já existe um projeto de reforma da emergência do hospital, e de acordo com o presidente as obras serão por etapas.
Sobre o Hospital da Criança, a comissão teceu vários elogios sobre os equipamentos e estrutura da unidade, mas o que chamou atenção foi a pequena quantidade de pediatras, que segundo Arimatéia existem apenas 32 em todo estado da Bahia.
“Eles estão com a idéia de moradia universitária, vão levar o projeto para outros estados para atrair os médicos e sustentar a mão de obra para o hospital”, informou.
A comissão de saúde realizará visitas em hospitais de Salvador e do interior do estado. A ação é resultado do número de reclamações recebidas sobre as condições de atendimento nas unidades de saúde. As informações são do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade