Saúde
Com quase 3 mil crianças com câncer, Feira pode ganhar centro de tratamento oncológico
De acordo com Márcia Hauali, presidente nacional do Movimento Doe Vida, a intenção é que a unidade oncológica infantil venha a funcionar nas dependências do Hospital Estadual da Criança (HEC).
Daniela Cardoso e Ney Silva
Com quase três mil crianças com câncer, a cidade de Feira de Santana precisa instalar um centro de tratamento oncológico infantil. Essa necessidade foi levantada pela ONG Movimento Doe Vida, que reuniu na manhã desta quinta-feira (2) no auditório três, 4º módulo da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana), dirigentes de entidades que atendem crianças e adolescentes em situação de excepcionalidade.
A ONG, que é do Rio de Janeiro, está se movimentando para instalar uma unidade oncológica em Feira de Santana. De acordo com Márcia Hauali, presidente nacional do Movimento Doe Vida, a intenção é que a unidade oncológica infantil venha a funcionar nas dependências do Hospital Estadual da Criança (HEC).
Segundo a presidente, as crianças com câncer que moram em Feira de Santana são levadas para tratamento em Salvador e em Itabuna. Na opinião de Márcia, existe ainda a necessidade da instalação da ONG para dar apoio psicológico e educacional às crianças.
Ela acredita que oficialmente são três mil crianças, mas o número pode ser ainda maior. “Essas crianças precisam de dignidade. Elas saem daqui mal para Salvador, muitas vezes sem alimentação e voltam ainda pior depois de passarem mais de uma hora recebendo quimioterapia”, afirmou Márcia.
Da reunião de hoje, participaram o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian, representantes de secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria Estadual de Saúde, ONGs, pais e crianças com câncer.
Assuntos