Saúde

Com mercado superaquecido, triplica número de dentistas especializados em estética facial

O maior Congresso odontológico do Brasil, que acontece neste mês, vai dedicar 35% da área a estandes voltados para esta área.

Com mercado superaquecido, triplica número de dentistas especializados em estética facial Com mercado superaquecido, triplica número de dentistas especializados em estética facial Com mercado superaquecido, triplica número de dentistas especializados em estética facial Com mercado superaquecido, triplica número de dentistas especializados em estética facial
dentista
Foto: Prostooleh/Freepik

O número de cirurgiões-dentistas especializados em estética facial no país passou de 866 profissionais em janeiro de 2022 para 2,6 mil no começo deste ano, o que representa um aumento de 200% em dois anos. Os dados são do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e confirmam o alto aquecimento do mercado nessa área, com demanda cada vez mais crescente por parte dos pacientes.

A harmonização orofacial – termo técnico para procedimentos estéticos faciais realizados por dentistas – é a denominação oficial de uma das especialidades mais recentes da odontologia, com a autorização anunciada oficialmente em 2019. Apesar de nova, o número de especialistas tem crescido de forma acelerada. Para se ter uma ideia, no mesmo período, de janeiro de 2022 a janeiro de 2024, a implantodontia registrou crescimento de 10,5% no número de especialistas e a ortodontia cresceu 5,7%.

Outro fator que mostra o aquecimento dessa área é a alta participação de empresas voltadas ao mercado de harmonização orofacial no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), que é o maior evento do setor na América Latina e tem expectativa de receber 100 mil visitantes em 2024. Neste ano, o evento ocorreu em janeiro no Expo Center Norte, em São Paulo, e teve 35% da área dos estandes dedicados a empresas de equipamentos e insumos de estética facial.

Juliano do Vale
Juliano do Vale | Foto: CFO

“Há dois anos, praticamente não havia estandes desse setor no Ciosp. Por isso, esse número serve de termômetro para o mercado. Estamos muito otimistas de que esse crescimento vai se manter ou até mesmo se superar nos próximos anos. Esta é uma área muito promissora, em que os cirurgiões-dentistas só começaram a atuar realmente após a pandemia. Os profissionais começaram a se especializar em 2019 e no ano seguinte começou a covid-19. Então agora temos cada vez mais pacientes satisfeitos com seus procedimentos e que indicam aos seus amigos e familiares a fazerem o mesmo com cirurgiões-dentistas”, diz Juliano do Vale, presidente do CFO.

O credenciamento da área de harmonização orofacial na odontologia também se reflete no setor de Educação. De acordo com Tarley Pessoa de Barros, presidente da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI), são realizados cerca de 150 cursos de especialização em HOF por ano no Brasil, com 12 alunos em média por turma. Quando a especialização foi criada, a maior procura era de profissionais com mais de 40 anos. Contudo, atualmente 60% dos estudantes dessas turmas são recém-formados da graduação.

Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês) mostram que o Brasil é o segundo maior mercado do setor no mundo, com 3 milhões de procedimentos estéticos em 2022, atrás apenas dos EUA – 7 milhões de procedimentos – e à frente do Japão – 2,4 milhões – e México – 1,7 milhão.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram