Feira de Santana

Clínica de fisioterapia realiza doação de cadeira de rodas e materiais ortopédicos em ação social

A ação é focada em ajudar pessoas carentes.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Nesta quarta-feira (21), foi realizada uma ação social idealizada por uma clínica de fisioterapia, localizada no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana.

O objetivo foi destinar às pessoas carentes materiais ortopédicos, além da realização de avaliações e prescrições gratuitas para os pacientes.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje estavam cadastrados 12 pacientes para avaliações, porém fizemos a avaliação em 10 pacientes. Foram prescritos no atendimento cadeira de rodas, cadeiras de banho, órteses de tornozelos, de quadril e de joelhos. Fiz prescrição de outros materiais que os pacientes solicitaram na hora, como um caso específico de uma paciente que tem uma prescrição médica de toxina botulínica, uma medicação para relaxamento muscular, pós AVC, e o médico solicitou uma avaliação de uma fisioterapia especializada e nós fizemos essa avaliação do músculo para a aplicação da medicação. Fisioterapeuta não prescreve essa medicação, nós em conjunto com o médico escolhemos a musculatura que o médico irá aplicar,” contou Vinícius Oliveira, fisioterapeuta neurofuncional.

Foto: Arquivo Pessoal

Vinícius Oliveira, contou ao Acorda Cidade que os casos atendidos hoje foram especiais.

“Teve um caso específico de uma paciente do bairro George Américo. Ela relatou que durante um procedimento de cesárea há 20 anos, ela ficou sem os movimentos do corpo na parte inferior, o que chamamos de paraplegia, só que durante a conversa, e a anamnese eu notei que ela tem um excelente prognóstico, mesmo após 20 anos, de voltar a nadar. Ela não voltou a andar nesse período, porque nunca teve acesso a uma reabilitação, nunca fez fisioterapia, por ser uma pessoa carente, nunca teve acesso a uma cadeira de rodas, então a gente conversou com ela e vendo a necessidade dela, vimos que ela não tem condição nem com o deslocamento, e decidimos contribuir com ela com três meses de fisioterapia especializada, justamente, porque a gente vê que é uma pessoa que tem o prognóstico de voltar a andar. Já falei com ela que não prometemos que ela volte a andar, mas ela tem um prognóstico favorável para que isso aconteça,” descreveu.

O Fisioterapeuta explicou ao Acorda Cidade que aqueles pacientes que não conseguiram o material necessário serão encaminhados aos órgãos responsáveis para que recebam de forma gratuita.

Foto: Arquivo Pessoal

“Essas consultas foram gratuitas para pessoas carentes, com horário marcado, fizemos a avaliação física e o paciente saiu daqui com a prescrição do material. Aquele paciente que tínhamos o material na clínica que combinava com a prescrição dele, entregamos na hora, para aqueles que não tínhamos o material na clínica, porque não conseguimos, fizemos o encaminhamento para que eles conseguissem de forma gratuita,” explicou.

Foto: Arquivo Pessoal

O objetivo de divulgar esta ação, conforme abordou o fisioterapeuta, é criar dois bancos de dados. Um banco de dados de pessoas carentes, que necessitam desse material e outro banco de dados para aquelas pessoas que querem doar.

“O nosso centro de reabilitação fará o cruzamento dos dados fazendo a prescrição correta para saber se determinado equipamento é adequado para o paciente. Estamos fazendo essa campanha neste mês de setembro até o dia 11 de outubro que é o Dia das Pessoas com Necessidades Especiais. Mas após essa data vamos continuar contribuindo com o projeto, que é contínuo o ano todo. Porém essa campanha de divulgação é para que no dia 11 possamos fazer um levantamento desses dados das pessoas que precisam e das pessoas que querem doar. Hoje precisamos muito de pessoas que querem doar esses equipamentos,” destacou.

Foto: Arquivo Pessoal

Após esta ação as pessoas ainda terão acesso a esses materiais.

“Caso a gente não consiga alguém para doar aquele material determinado, vamos fazer a prescrição certinha e faremos os encaminhamentos necessários para os órgãos que fazem a doação gratuita desse tipo de material. Eles só fornecem mediante a prescrição de um profissional da área de saúde, como no caso da fisioterapia neurofuncional que é a nossa especialidade,” salientou.

Como se cadastrar

  • Entrar em contato via direct do Instagram: @reabserv
  • Cadastro totalmente gratuito.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Projeto social idealizado por clínica feirense realizará doação de cadeiras de rodas, órteses e próteses ortopédicas

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram